Braskem inicia operações em Boston e fortalece estratégia de Química Renovável

Qua, 25 de Abril de 2018 12:01

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e maior produtora mundial de biopolímeros, anuncia a expansão de seus esforços de pesquisa, desenvolvimento e comercialização de químicos e materiais de origem renovável com a nova operação na cidade de Boston, nos Estados Unidos. A escolha do local visa aproveitar o avanço da região em biotecnologia e materiais avançados. As atividades incluem pesquisa e desenvolvimento de biotecnologia e ciência de materiais, desenvolvimento de negócios e mercado, e busca de tecnologias para parcerias estratégicas.

“A Química Renovável vai liderar a próxima onda de desenvolvimento em químicos e polímeros”, afirma Gustavo Sergi, diretor de Químicos Renováveis da Braskem. “O anúncio de hoje reforça a posição de vanguarda da Braskem nesse movimento. Conforme olhamos para frente, desenvolvendo e liderando a próxima onda de polímeros e químicos renováveis, estamos levando aos nossos clientes opções novas e inovadoras”, complementa o executivo.

“A operação em Boston vai complementar a capacidade de engenharia metabólica que temos no nosso Centro de Pesquisa em Química Renovável em Campinas, além das nossas competências em ciência de materiais em nossos centros de Pesquisa & Desenvolvimento em Triunfo (Brasil) e Pittsburgh (EUA). Além disso, a unidade coloca a Braskem em um ecossistema estratégico que nos permitirá aproveitar parcerias importantes para pesquisa e desenvolvimento de mercado”, explica Mateus Schreiner Garcez Lopes, responsável por Inovação em Tecnologias Renováveis.

Para liderar as iniciativas de pesquisa e desenvolvimento em Boston, a companhia nomeou Daniel P. MacEachran como o novo responsável por Engenharia Metabólica. Ele se junta à equipe da Braskem vindo da Greenlight Biosciences, Inc., uma empresa de biotecnologia de capital fechado com foco na produção sustentável de químicos, tendo recentemente atuado como diretor de Pesquisa e Desenvolvimento de Aplicações. Também atuou como cientista visitante e pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Biologia do MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Fonte: Portal ANPEI