logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Brasil e Emirados Árabes discutem cooperação em energia e inovação

Qua, 25 de Abril de 2018 10:52

Brasil e Emirados Árabes Unidos (EAU) têm potencial para desenvolver soluções conjuntas em energias renováveis, parques tecnológicos e pesquisa agropecuária. A cooperação entre os dois países foi discutida nesta terça-feira (24) pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, durante reunião com a embaixadora dos Emirados Árabes, Hafsa Abdulla Mohamed Sharif Al Ulama.

 

“Podemos estabelecer parcerias tecnológicas para aproveitar a energia do sol, dos ventos e dos biocombustíveis, a exemplo do etanol, porque isso casa bem com as necessidades dos dois países”, disse Kassab. “Espero que esse nosso encontro também ajude a abrir um caminho para que empresas brasileiras se instalem nesse importante entreposto comercial e logístico do Golfo Pérsico.”

 

Segundo a embaixadora, o país árabe concentra escritórios comerciais de 30 empresas brasileiras, que usam a infraestrutura local como plataforma para exportações na região. “Estamos abertos a receber ainda mais companhias e esperamos que vocês nos vejam como porta de entrada não só para o Oriente Médio, mas também para a África e a Ásia”, afirmou. “Da mesma forma, os Emirados Árabes veem o Brasil como porta de entrada para a América Latina. Não à toa, Brasília foi a nossa primeira embaixada no continente.”

 

Kassab transmitiu a Ulama seu convite para que representantes do Ministério de Inteligência Artificial dos Emirados Árabes, pasta inédita no mundo, visitem o Brasil ainda em 2018. A embaixadora destacou que o país árabe prioriza essa área para o seu desenvolvimento tecnológico e manifestou o interesse em cooperar em cidades inteligentes, política pública gerida no Brasil pelo MCTIC.

 

Ela ainda ressaltou a liderança brasileira em energia renováveis, “representantes do futuro”, nas palavras dela. A embaixadora se disse impressionada com os avanços da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e dos ambientes de inovação estabelecidos em Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, que ela conheceu pessoalmente.

 

Ao recordar suas visitas a parques tecnológicos nos estados brasileiros, Ulama informou que Abu Dhabi dispõe de espaços conhecidos como Krypto Labs, que funcionam simultaneamente como incubadoras de empresas, aceleradoras e ambientes de trabalho compartilhado, além de fornecer apoio a startups para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. Ela adiantou a intenção de trazer uma comitiva desses centros ao Brasil ainda neste ano.

 

De acordo com a embaixadora, o Brasil já tem seu pavilhão garantido na Expo 2020, feira internacional que ocorre a cada cinco anos, em torno de temas como ciências, cultura, economia, gastronomia, negócios, tecnologias, sustentabilidade e urbanismo. A cidade de Dubai recebe a primeira edição do evento a ser realizada no Oriente Médio, de outubro de 2020 a abril de 2021.

 

Fonte: Portal MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa