logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Marinha comemora Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação com lançamento de edição da revista Pesquisa Naval

Ter, 24 de Abril de 2018 10:06

No evento, será entregue ainda o prêmio Soberania pela Ciência. Encontro acontece no dia 25 de abril, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília

 

A Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) realizará cerimônia em comemoração ao Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na Marinha. O evento acontece no dia 25 de abril, às 16h, no Salão Nobre do Comando da Marinha, em Brasília, e contará com a presença de diversas autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário Federal, além de membros do Corpo Diplomático e da Academia.

 

Neste ano, a cerimônia celebrará ainda o 10º aniversário da DGDNTM. No dia, haverá o lançamento da 29ª Edição da Revista Pesquisa Naval; a entrega da Menção Honrosa do Prêmio Soberania pela Ciência; e a entrega do Prêmio Soberania pela Ciência.

 

A Revista Pesquisa Naval

 

A revista Pesquisa Naval (RPN) é um periódico científico de publicação anual que apresenta à comunidade científica uma coletânea de estudos desenvolvidos por pesquisadores das áreas Científica, Tecnológica e de Inovação, cujos temas sejam das áreas de interesse da Marinha. O periódico é publicado pela Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha e é avaliado pelo Sistema de Classificação de Periódicos, Anais, Revistas e Jornais (Qualis) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

O Prêmio Soberania pela Ciência

 

O prêmio, criado em 2016 com o objetivo de reconhecer e premiar o melhor trabalho, foi desenvolvido por pesquisadores e equipe de pesquisa das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) da Marinha, com intuito de atingir objetivos estratégicos elencados na Doutrina de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha e para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional.

 

Nesta segunda edição, o prêmio foi concedido ao trabalho intitulado Metodologia para a Estimativa Computacional do Ruído Vibratório em Propulsores, desenvolvido por pesquisadores da Diretoria de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DDNM). O trabalho é de autoria do Primeiro-Tenente Eduardo Ribeiro Malta, com o Capitão-Tenente Alceu José dos Santos Moura e o Capitão-Tenente Rubens Cavalcante da Silva como coautores.

 

A DGDNTM concederá ainda menção honrosa ao Grêmio de Ciência e Tecnologia da Escola Naval, pela realização do Barco Solar. O projeto pretende aplicar tecnologias renováveis de ponta em diferentes tipos de embarcação, assim como incentivar o desenvolvimento de outros projetos de Ciência e Tecnologia.

 

Patrono

 

Nascido em 22 de abril o Almirante Álvaro Alberto é considerado patrono da Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil e homenageado na data. Para a instituição, Álvaro Alberto deixou como legado a convicção de que o domínio e a aplicação do conhecimento são os vetores para o progresso acional.

 

Álvaro Alberto foi catedrático do Departamento de Físico-Química da Escola Naval, onde se dedicou ao desenvolvimento de pesquisas na área de explosivos e energia nuclear. Além dos cargos e funções desempenhados ao longo da carreira naval, foi presidente da Sociedade Brasileira de Química; um dos criadores e primeiro presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ); um dos idealizadores da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN); representante brasileiro na Comissão de Energia Atômica da Organização das Nações Unidas e presidente da Academia Brasileira de Ciências.

 

O Almirante dá nome ao Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Marinha. Também em sua homenagem, o submarino com propulsão nuclear da Marinha será batizado com o seu nome.

 

Serviço:
Cerimônia alusiva ao Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação na Marinha
Local: Esplanada dos Ministérios, Bloco N, Salão Nobre do Comando da Marinha – 9º andar
Data: 25 de abril
Hora: 16h

 

Fonte: Jornal da Ciência, 23/04/2018, com informações ABC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa