Agência de Inovação oferece treinamento sobre busca de anterioridade nas bases de dados de PI

Escrito por Tatiane Liberato
Sex, 20 de Abril de 2018 16:13

No último dia 19 de abril, a Agência de Inovação da UFSCar ofereceu treinamento sobre ativos de Propriedade Intelectual como fontes de informação tecnológica, apresentando um guia para busca de anterioridade nas bases do Brasil, Estados Unidos e Europa. A palestra ministrada por Nayara de Cassia Gaban, do setor de Proteção à Propriedade Intelectual da Agência de Inovação da UFSCar, foi aberta a toda a comunidade acadêmica da UFSCar e aconteceu na Sala de Seminários do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) dentro da disciplina do docente Leandro Inocentinni Lopes de Faria.

Durante o treinamento, Nayara Gaban apresentou o funcionamento das bases de dados mais utilizadas no Brasil e no mundo, apresentando dicas, sugestões e práticas utilizadas por escritórios de propriedade intelectual, a exemplo das atividades da Agência de Inovação da UFSCar. As bases de dados consultadas foram do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), United States Patent and Trademark Office (USPTO) e European Patent Office (EPO).

Gaban também abordou as diretrizes para redação de patentes e registro e busca de marcas, além de tirar todas as dúvidas dos participantes sobre os principais aspectos e requisitos de Proteção à Propriedade Intelectual, e questões como territorialidade, garantias, prazos e legislações.

O treinamento foi acompanhado pela servidora da UFSC em colaboração técnica com a UFSCar, Catarina Saito.

IMG 6218 reduzida

Nayara Gaban oferece treinamento sobre busca de anterioridade aos alunos de pós-graduação do DEMa