Tecnologias Educacionais é tema de simpósio

Sex, 20 de Abril de 2018 10:02

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) compôs o grupo de palestrantes do II Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais 2018 (SITED), que contou com a participação de professores de universidades brasileiras e portuguesa, além da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO).

O evento, promovido pelo Laboratório de Experimentação Remota ¿ RExLab da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de abril em Araranguá (SC). O CNPq foi representado pela diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Adriana Tonini, que integrou a mesa redonda Panorama de Políticas Públicas de Tecnologia Educacional, com a palestra "Tecnologias Educacionais no Ensino Superior".

Tonini apresentou a função do CNPq em fomentar o avanço da ciência e tecnologia no Brasil, assim como soluções para resolver pendências em relação ao uso das tecnologias das plataformas digitais no programa educacional das instituições de ensino no país.

Para a diretora, dentre os principais gargalos estão a precária formação dos professores; dificuldades econômicas, institucionais e geográficas; desconhecimento das possibilidades da EaD como potencializadora do processo de capacitação e socialização do conhecimento; apego às metodologias tradicionais de ensino; dentre outros.

Uma das formas de resolver o problema, segundo Tonini, é o investimento em formação continuada de professoras, acompanhado de políticas que invistam tanto na infraestrutura, quanto em projetos pedagógicos atualizados e em conexão com o processo de ensino-aprendizagem aos desafios nas diferentes linhas de pesquisa e na sociedade, além da multidisciplinaridade das abordagens.

Por fim, Adriana Tonini apresentou os investimentos do CNPq para o setor, ressaltando que o fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias educacionais ocorre, especialmente, por meio das Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e extensão Inovadora (DT).

Atualmente, o CNPq mantém 728 bolsas vigentes, distribuídas em 17 Programas, incluindo o Programa de Tecnologias Educacionais e Sociais. Nesse programa, as temáticas se concentram em áreas como tecnologia social (22%), ambientes virtuais de aprendizagem (16%) e mediação pedagógica utilizando tecnologias de comunicação digital (16%).

Além de Adriana Tonini, palestraram, também, os professores Alberto Oscar Cupani, da UFSC; Bill Williams e Neuza Sofia Guerreiro Pedro, da Universidade de Lisboa; José Armando Valente, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Liane Margarida Rockenbach Tarouco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e José Miguel García, Coordenador de Educação, Ciência e Tecnologia da FLACSO.

Fonte: Portal CNPq