Reta final de inscrições para bolsas de estudo do programa Top España

Sex, 20 de Abril de 2018 09:33

Além do Top España, outros dois programas estão com inscrições abertas: Santander Mundi e Ibero-Americanas. No total, são mais de 1.000 bolsas de estudos internacionais disponíveis

As inscrições para o programa Top España se encerram no próximo dia 03 de maio. Os interessados em estudar na Universidade de Salamanca devem ser alunos de uma das universidades brasileiras participantes do programa e preencher o formulário de inscrição no APP Santander Universitário. Todas as etapas do processo seletivo e critérios utilizados na seleção serão definidos pelas universidades participantes, que devem publicar um edital interno com todas as informações necessárias. O objetivo é incentivar que alunos de graduação e professores aprimorem seus conhecimentos no idioma e na cultura espanhola.

No início do intercâmbio os participantes farão um teste de nivelamento para que estejam em uma turma adequada, além disso o programa arca com todos os custos do bolsista: ida e volta para Madrid, traslado até Salamanca, hospedagem, alimentação, material didático, curso com certificado, e ainda alguns passeios culturais. São três semanas de aulas e a viagem será realizada em julho deste ano.

Mais bolsas

Além do Top España outros dois programas do Banco estão com inscrições abertas: Santander Mundi e Ibero-Americanas. O primeiro oferece 100 vagas, com inscrições abertas até 11 de julho deste ano. A bolsa-auxílio equivale a 4 mil euros e abrange alunos de graduação e pós-graduação.

Os jovens selecionados poderão escolher entre as mais de mil instituições conveniadas distribuídas nos países: Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Estados Unidos, Uruguai, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Polônia, Portugal, Espanha, Inglaterra, China, Rússia e Singapura.

Já o Ibero-Americanas oferece 1.070 bolsas de intercâmbio para alunos de graduação do Brasil que visam aprimorar conhecimentos em suas áreas de conhecimento em um dos 9 países participantes: Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México e Uruguai.

A bolsa de estudo tem valor equivalente a 3 mil euros e é destinada às despesas como custos de taxa da universidade de destino (quando aplicável), transporte, hospedagem e alimentação durante a estadia no exterior.

Para se inscrever o estudante interessado deve baixar o App Santander Universitário e consultar se sua Universidade está participando do programa. A instituição de ensino de origem deve estabelecer um acordo bilateral com a universidade de destino (para os programas Santander Mundi e Ibero-Americanas) e os selecionados poderão realizar um intercâmbio de até um semestre que deverá ocorrer até dezembro de 2019.

Fonte: Jornal da Ciência, 18/04/2018