Cientistas desenvolvem enzima que come plástico

Qua, 18 de Abril de 2018 17:40

Um grupo de cientistas dos Estados Unidos e do Reino Unido desenvolveu uma enzima que come plásticos. A descoberta poderá ajudar a reduzir a poluição causada pelo material, que leva centenas de anos para se decompor.

Os pesquisadores envolvidos no projeto estudavam uma bactéria descoberta no Japão chamada Ideonella sakaiensis, que decompõe o Politereftalato de etileno (PET), utilizado na produção de garrafas.

O objetivo era apenas compreender o funcionamento de uma das enzimas dessa bactéria, chamada PETase, mas acabou resultando em sua evolução. “Nós fizemos uma versão da enzima melhor que a natural”, disse John McGeehan, professor da Universidade de Portsmouth, segundo o DW. “Isso é muito animador porque significa que há um potencial para otimizar a enzima ainda mais”.

Agora, o objetivo dos cientistas é melhorar a enzima para ver se ela é capaz de decompor plásticos em escala industrial. “É bem possível que nos próximos anos nós vejamos um processo industrial viável para transformar PET e outros plásticos em seus blocos originais para que possam ser reciclados de forma sustentável”, afirmou McGeehan.

Fonte: Portal Época Negócios