FAPESP anuncia nova chamada para o programa eScience |
Qua, 18 de Abril de 2018 10:38 |
A FAPESP anuncia a terceira chamada de propostas para o Programa FAPESP de Pesquisa em eScience e Data Science.
A colaboração em eScience visa explorar como avanços de pesquisa em Computação podem ajudar a vencer desafios científicos e tecnológicos em outros domínios, e vice-versa.
A chamada está aberta a pesquisadores associados a instituições de ensino superior ou de pesquisa no Estado de São Paulo e receberá propostas em e-Agricultura – pesquisa colaborativa conduzida por cientistas das áreas de Computação e de Ciências Agrárias.
Os tópicos relevantes estão relacionados a seguir. Entretanto, a chamada não está restrita a esses assuntos e temas adicionais que se encaixem em e-Agricultura são bem-vindos.
• Internet das Coisas e Ciências Agrárias; • Agricultura e Zootecnia de precisão; • Tecnologias de Informação em pesca e aquicultura; • Data Science para Ciências Agrárias; • Visão computacional em Ciências Agrárias; • Sistemas embarcados em agricultura ou agropecuária; • Cadeias produtivas na produção e distribuição de alimentos; • Robótica no campo; • Conectividade no campo; • Projeto e desenvolvimento de sensores para aplicações para o meio rural; • Sistemas de informação para agricultura e agropecuária; • Agronegócios e fazendas digitais; • Geoinformática para Ciências Agrárias; • Bioinformática em Ciências Agrárias; • Fatores humanos e interfaces para sistemas de informação em agricultura e agropecuária.
Serão aceitas propostas nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático, Auxílio à Pesquisa – Jovens Pesquisadores e Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).
As submissões serão recebidas por meio do Serviço de Apoio à Gestão (SAGe), até o dia 2 de julho de 2018.
O total de recursos disponível é de R$ 8 milhões.
A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/11679.
Fonte: Portal Agência FAPESP |