Instituto Serrapilheira lança seu primeiro programa de apoio à Divulgação Científica, o Camp Serrapilheira

Ter, 17 de Abril de 2018 17:38

O objetivo da iniciativa é mapear iniciativas existentes e identificar projetos a serem apoiados com recursos do instituto

O Serrapilheira é uma instituição privada sem fins lucrativos, criada para valorizar a ciência, aumentar sua visibilidade no país e incentivar a formação científica de jovens brasileiros. Hoje o instituto lança a primeira iniciativa de seu programa de Divulgação Científica, o Camp Serrapilheira.

Com a chamada pública, o instituto quer identificar iniciativas que proponham abordagens inovadoras de assuntos pertinentes à ciência, que busquem incentivar a formação científica de jovens brasileiros e formar pessoas capazes de analisar evidências e compreender o método científico. Os objetivos da Chamada Pública são: mapear iniciativas existentes e identificar projetos a serem apoiados com recursos do instituto.

O conteúdo da chamada estará disponível para consulta no site do Serrapilheira (www.serrapilheira.org) a partir do dia 16 de abril. O link para o sistema de inscrições será publicado no mesmo site a partir do dia 1º de maio.

O Camp Serrapilheira se divide em duas fases: a primeira consiste num evento para divulgadores de ciência (sejam eles cientistas ou não), voltado a formas inovadoras de comunicar questões da ciência e estratégias criativas para Divulgação Científica. A segunda, na seleção de projetos a serem apoiados, propostos por aqueles que participaram do evento. Os projetos selecionados na segunda fase poderão ser apoiados com até 100 mil reais.

Para participar, os candidatos devem fazer parte de uma iniciativa já existente e propor uma sessão para compor a programação do evento, que acontece de 5 a 8 de setembro, no Museu do Amanhã, no Centro do Rio de Janeiro. Serão quatro dias de atividades com workshops, apresentações, mesas-redondas e sessões de trabalho prático. Algumas abertas ao público, outras reservadas aos participantes selecionados por meio da chamada pública.

“Também queremos identificar iniciativas que não se enquadrem no sentido clássico de Divulgação Científica, que dialoguem com outras áreas do conhecimento ou que abordem a maneira como a ciência funciona, como produz suas perguntas, dados, explicações e mecanismos de validação. Para tanto, o comitê de seleção que montamos é multidisciplinar, com cientistas, divulgadores, designers e curadores”, explicou Natasha Felizi, diretora de Divulgação Científica do instituto.

Informações sobre o evento

Quando? 5 a 8 de setembro de 2018
Onde? Museu do Amanhã, Rio de Janeiro
Parte da programação será aberta ao público.

Fonte: Jornal da Ciência, 16/04/2018