Internet para Todos terá 80 mil antenas instaladas nos municípios em 2018, diz ministro

Qui, 12 de Abril de 2018 08:39

Um país não será inclusivo se não oferecer oportunidade de acesso à internet para todos, declarou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, nesta sexta-feira (6), durante participação no 62º Congresso Estadual de Municípios, em Santos (SP). O evento celebra os 70 anos da Associação Paulista de Municípios (APM) com o tema “País moderno; cidades inteligentes”.

“O Internet para Todos é hoje o maior programa de inclusão digital do país, beneficiando 53 milhões de brasileiros que não têm internet na sua casa, na escola de seu filho ou na unidade de saúde em que são tratados”, disse o ministro.

O programa Internet para Todos é uma iniciativa do MCTIC para levar acesso à banda larga a localidades sem conectividade de todo o país. Os municípios que aderiram ao programa indicam as localidades onde serão instaladas antenas para distribuição do sinal de internet. A conexão será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos.

Segundo o ministro Gilberto Kassab, as primeiras antenas do Internet para Todos foram instaladas nesta semana em Pacaraima (RR) para levar banda larga para 28 escolas da cidade. A instalação das antenas em larga escala – cerca de 200 por dia – começa em junho. “Cada antena inaugurada, e só neste ano serão 80 mil, beneficia aproximadamente mil famílias que não têm conectividade.”

Para Kassab, o Congresso Estadual de Municípios, promovido pela APM, reforça a importância da participação dos prefeitos para o sucesso do Internet para Todos. “Tínhamos certeza de que era um programa que deveria estar na mão dos prefeitos. É um programa para todas as cidades brasileiras, qualquer que seja o partido do prefeito. É um programa que veio para ficar, com custo zero para os municípios.”

O ministro acrescentou que o congresso é uma oportunidade para os prefeitos paulistas conhecerem as políticas públicas do governo federal e do estado. “Já se tornou uma tradição no estado de São Paulo e um bom serviço prestado pela APM.”

Fonte: Portal ANPEI, com informações Agência ABIPTI