Palestra mostra evolução do INPI para novos alunos da Academia

Qua, 11 de Abril de 2018 08:34

O diretor executivo do INPI, Mauro Maia, ministrou palestra no dia 10 de abril, na sede do Instituto, para dar boas-vindas aos novos alunos do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento.

Em nome do presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, Maia explicou os esforços da autarquia para melhorar seus serviços. Ele destacou que o quadro atual de atraso nos exames de marcas e, especialmente, de patentes é resultado de décadas em que o sistema de propriedade industrial brasileiro era pouco compreendido, o que se refletiu em atenção insuficiente às questões do INPI. Tanto que o primeiro concurso público foi realizado apenas em 1998, quase 30 anos após a criação do Instituto.

Para o diretor executivo, o cenário mudou. A especialização do Tribunal Regional da 2ª Região (TRF-2) em matéria de PI é um dos sinais de avanço do sistema no Brasil. Da mesma forma, o INPI hoje recebe maior apoio do governo para se estruturar, com a contratação de novos servidores realizada nos últimos dois anos e a melhoria da infraestrutura de tecnologia da informação.

Fonte: Portal INPI