logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

SBPC realiza primeiro seminário sobre políticas públicas de CT&I

Ter, 10 de Abril de 2018 09:17

O evento, que será realizado em Recife na próxima sexta-feira (13), no auditório da Fiocruz dentro do Campus da UFPE, é o primeiro encontro de oito seminários temáticos da série “Políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação para o Brasil que queremos”; o objetivo é elaborar propostas para encaminhar a candidatos ao Executivo e Legislativo

 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza na próxima sexta-feira (13) o primeiro seminário temático da série “Políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação para o Brasil que queremos”. Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação”, o seminário será realizado no auditório da Fiocruz, dentro do campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A atividade faz parte das comemorações dos 70 anos da entidade.

 

A programação contará com quatro painéis de debates e terá a participação de especialistas como, Celina Turchi, pesquisadora da Fiocruz, Helena Nader, presidente de honra da SBPC, Sidarta Ribeiro, vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), entre outros.

 

O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, vai abrir as atividades e, na sequência, o ex-ministro da C&T, Sérgio Machado Rezende, profere a palestra de abertura. Ao final, será composta uma mesa para reunião do Grupo de Trabalho que vai elaborar a ‘Carta de Pernambuco’, documento com diretrizes e propostas gerais discutidas durante a palestra e os painéis.

 

Mesmo apreensivo por coordenar o primeiro dos oito seminários, José Antônio Aleixo da Silva, professor titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tem grande expectativa. “É o primeiro evento dos oito seminários que a SBPC vai realizar. Como é o primeiro, nós sempre ficamos um pouco apreensivos, mas a expectativa é de um debate de alto nível e a elaboração de um documento convicto, que identifique de maneira clara os problemas que nós temos enfrentado e apresente boas propostas para o nosso campo.”

 

Para a realização do evento, a organização contou com o apoio da UFPE e da Fiocruz-PE, que cederam espaço físico para a realização e a transmissão ao vivo, que será feita por meio do canal da Fiocruz Pernambuco no YouTube. O encontro será aberto ao público e a organização espera cerca de 150 participantes.

 

Reunião Anual

 

Durante a 70ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada em Maceió, de 22 a 28 de julho, no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), serão realizados painéis que discutirão as oito cartas, dentre elas a “Carta de Pernambuco” para a execução de um documento final que será divulgado para a sociedade e levadas ao conhecimento dos candidatos ao Legislativo e ao Executivo da próxima eleição.

 

“A ideia é analisar a situação atual e chegar a um documento que tenha pontos fundamentais para as políticas de C&T no contexto das eleições”, avalia Sidarta Ribeiro, diretor da SBPC e coordenador do GT de CT&I. “Nós precisamos tentar comprometer candidatos e partidos com metas ou princípios do financiamento de CT&I”, finaliza.

 

Programação

 

O seminário de sexta-feira terá início às 8h30 com a conferência de abertura proferida por Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC. Às 9h45, o público deverá assistir à palestra “Desafios da ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, com o professor da UFPE e ex-ministro da CT&I Sérgio Machado Rezende.

 

Após a palestra de Rezende terá início uma série painéis temáticos para discutir com especialistas os principais pontos:

 

Painel 1 – Inovação e Ciência – 9h30 – 10h45

 

Com Carlos Augusto Grabois Gadelha, da Fiocruz-RJ; Sayonara H. Moreira da Silva (Anpei); Sidarta Ribeiro vice-diretor do Instituto do Cérebro da UFRN e diretor da SBPC.

 

Painel 2 – CT&I nos Estados – 11h00 – 12h15

 

Com Abraham Benzaquen Sicsú, presidente da Facepe; Cláudio Furtado, vice-presidente do Confap; Francilene Garcia, presidente da Consecti.

 

Painel 3 – Pesquisa básica – 13h30 – 14h30

 

Com Anderson Stevens Leônidas Gomes, professor da UFPE; Celina Tuchi, da Fiocruz-PE e Paulo Sérgio Lacerda Beirão, da UFMG.

 

Painel 4 – Ciência e atuação no Parlamento – 14h30 – 15h30

 

Com Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC; Helena Bociani Nader, presidente de honra da SBPC; Luciana Santos, deputada federal com atuação em CT&I.

 

O Grupo de Trabalho para a elaboração da ‘Carta de Pernambuco’ se reunirá às 15h45.

 

Confira as datas, temas e locais dos outros seminários temáticos já programados:

 

Democratização da comunicação – 19 de abril – São Paulo;

 

Desenvolvimento Sustentável – final de maio (data a confirmar) – São Paulo;

 

Educação Superior e Pós-graduação – 6 de junho – Porto Alegre;

 

Amazônia – 11 de junho – Manaus;

 

Direitos Humanos – 14 de junho – Brasília;

 

Educação Básica – 15 de junho – Belo Horizonte;

 

Saúde Pública – final de junho (data a confirmar) – Rio de Janeiro.

 

As datas, horários, locais e programações mais precisas de cada seminário temático serão divulgados amplamente pelos meios de comunicação da SBPC e de outras universidades, instituições e entidades científicas.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 09/04/2018, com informações SBPC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa