FAPDF abre edital de 15 milhões para pesquisas em todas as áreas do conhecimento

Sex, 06 de Abril de 2018 14:40

Propostas podem ser encaminhadas a partir de segunda-feira, 9 de abril

Para incentivar e apoiar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação, a FAPDF lançou o Edital de Demanda Espontânea destinado a pesquisadores doutores vinculados às instituições públicas ou privadas de ensino, pesquisa, institutos, centros de pesquisa, empresas de base tecnológica ou de desenvolvimento, todas sem fins lucrativos.

No total, o Edital disponibilizará R$15 milhões para pesquisa no Distrito Federal: 30% são para despesas de capital, como compra de equipamentos e material bibliográfico; e 70% para despesas de custeio, tais como bolsas de iniciação científica e serviços necessários à execução do projeto.

As propostas já podem ser encaminhadas a partir de segunda-feira (09/04) e o prazo para o envio encerra-se no dia 24/05.

O Diretor-presidente da FAPDF, Tiago Coelho, ressalta que o Edital Demanda Espontânea tem grande importância para a FAPDF pelo volume de recursos investidos e por seu caráter universal, abrangendo potencialmente todas as áreas de pesquisa em universidades e instituições.

Ele destaca ainda dois pontos fortes deste Edital, “as faixas diferenciadas de apoio, comportam diferentes perfis de pesquisadores, garantindo desconcentração de recursos entre jovens doutores e experientes pesquisadores. Além disso, por não se tratar de uma pesquisa induzida, o Edital confere a liberdade de pesquisa e experimentação, o que pode fazer com que nasçam novas questões, novas soluções e novas ideias”, afirma.

Confira as faixas de financiamento

O Edital prevê três faixas de financiamento, para as quais há valores máximos de propostas e perfis distintos de pesquisadores. Confira:

Faixa A: R$ 4,5 milhões

Valor máximo das propostas: R$ 35 mil

Quem pode concorrer: pesquisadores que obtiveram o título de doutor a partir de 2010 (inclusive), exceto os bolsistas de produtividade, CNPq níveis 1 e 2 (PQ, DT).

Faixa B: R$ 4,5 milhões

Valor máximo das propostas até R$ 70 mil

Quem pode concorrer: pesquisadores doutores, exceto os bolsistas de produtividade, CNPq nível 1 (PQ, DT).

Faixa C: R$ 6 milhões

Valor máximo das propostas até R$ 145 mil

Quem pode concorrer: pesquisadores doutores incluindo os bolsistas de produtividade, CNPq níveis 1 e 2 (PQ, DT).

Cada proponente poderá enviar apenas uma única proposta de projeto de pesquisa em somente uma das faixas de valores e exclusivamente pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGFAP), disponível no sítio da FAPDF (www.fap.df.gov.br).

Acesse o edital aqui

Fonte: Jornal da Ciência, 05/04/2018, com informações FAPDF