INPI realiza missão à China para intercâmbio em pesquisas sobre sistema de inovação

Ter, 03 de Abril de 2018 10:36

O chefe da unidade regional do INPI em Santa Catarina, Araken Lima, participa, entre os dias 26 de março e 5 de abril, de uma missão com pesquisadores brasileiros para conhecer o sistema de inovação da China, com foco no desenvolvimento de estudos comparativos sobre os ambientes de inovação no Brasil e na China.

A missão faz parte de uma parceria que inclui a Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do INPI e a Escola de Economia e Gestão da Universidade Beihang, em Pequim. O convite foi realizado pelo professor Chen Xiangdong e, na missão, os pesquisadores vão conhecer instituições envolvidas com o sistema nacional de inovação chinês.

Além de Araken Lima, fazem parte da missão: Andréa Tamanine, da Universidade da Região de Joinville (Univille); Francisco Rapchan, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES); e Francisco Rosário, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

A agenda inclui, entre outras atividades, a visita a uma incubadora de empresas num parque tecnológico, uma escola de empreendedorismo, um centro de tecnologia que possui dados de patentes e uma empresa que oferece mais de cem mil espaços de coworking para projetos inovadores em 35 cidades do mundo. Entre os temas abordados, estão: propriedade intelectual, empreendedorismo, inovação e modelos de gestão de habitats de inovação.

Apresentação de estudos

Além das atividades acima, o grupo de pesquisadores apresentou dados econômicos e sociais sobre a América Latina, e o Brasil em particular, durante fórum com alunos e pesquisadores da Escola de Economia e Gestão da Universidade de Beihang.

A delegação brasileira também participou de mesa redonda no Simpósio Internacional em Inovação e Empreendedorismo, organizado pela Universidade Tsinghua. Neste evento, Araken Lima apresentou o tema “O papel de atores selecionados do sistema nacional de inovação e sua interação por meio da transferência de tecnologia universidade-empresa no Brasil”. Por sua vez, Francisco Rosário realizou a apresentação “Perspectiva do sistema de inovação: uma versão aplicada no Brasil”.

Fonte: Portal INPI