CNPq anuncia vencedor do Prêmio Almirante Álvaro Alberto

Seg, 02 de Abril de 2018 11:04

O professor titular em História da Arte e História da Cultura da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Jorge Sidney Coli Junior, é o vencedor do Prêmio Almirante Álvaro Alberto de 2018, a mais importante honraria em ciência e tecnologia do País. Destinado, este ano, na categoria 'Ciências Humanas Sociais, Letras e Artes', o Prêmio é concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Conrado Wessel e a Marinha do Brasil. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 9 de maio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coli nasceu em Amparo (SP), em 1947, e formou-se em História da Arte e Arqueologia (graduação e mestrado) e em História do Cinema (graduação) pela Universidade de Provença (Aix-Marseille I, França). É, ainda, doutor em Estética pela USP - Universidade de São Paulo. Foi Secretário da Cultura da cidade de Campinas, durante os anos de 2013 a 2017.

Além de colunista do jornal Folha de S. Paulo, Coli já foi colaborador do jornal Le Monde. Traduziu para o francês 'Memórias do Cárcere', de Graciliano Ramos e 'Os sertões', de Euclides da Cunha, em colaboração com Antoine Seel. Entre os livros de sua autoria, estão: Música Final- ed. Unicamp; Ponto de fuga (Perspectiva); L'Atelier de Courbet (ed. Hazan, Paris); O corpo da liberdade (CosacNaify). Assim como o libreto da ópera O Menino e a Liberdade de Ronaldo Miranda baseado no conto de Paulo Bonfim, estreado em 2013, no Theatro São Pedro de São Paulo.

Lecionou na Universidade de Provence, Montpellier e Toulouse, além de ter sido professor convidado nas Universidades de Princeton (USA), Paris I (Panthéon-Sorbonne) e Osaka (Japão); e pesquisador da New York University (USA).

Recebeu diversos prêmios, entre eles o "Florestan Fernandes" (CAPES) e como melhor orientador de tese em Ciências Humanas (2005).

Fonte: Portal CNPq