FAPESP apoiará a modernização de 12 Institutos Estaduais de Pesquisa

Qui, 29 de Março de 2018 09:59

A FAPESP finalizou o processo de seleção da chamada “Desenvolvimento Institucional de Pesquisa dos Institutos Estaduais de Pesquisa no Estado de São Paulo”. Serão contratadas 12 propostas, apresentadas por 12 institutos de pesquisa, às quais serão disponibilizados R$ 120 milhões, conforme previsto no edital.

Além de recursos de capital e custeio (material permanente e de consumo, serviços de terceiros, entre outros), esse valor inclui apoio da FAPESP por meio de bolsas de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) e de Pesquisa no Exterior (BPE), Auxílio à Pesquisa – Pesquisador Visitante, além de recursos dos programas Equipamento Multiusuário (EMU), Políticas Públicas, Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) e Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

“O objetivo é modernizar os institutos de pesquisa do estado. Além de contemplar a aquisição de equipamentos modernos, o edital deu grande ênfase à capacitação de pessoal de alto nível científico e tecnológico, capaz de utilizar esses equipamentos adequadamente”, disse José Goldemberg, presidente da FAPESP.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), por exemplo, teve aprovado seu plano de desenvolvimento institucional na área de transformação digital: manufatura avançada e cidades inteligentes.

“O IPT pretende usar essa oportunidade de ter um projeto com recursos FAPESP para reforçar competências associadas à transformação digital que a sociedade atravessa, no século 21, em tantas direções”, disse Fernando Landgraf, diretor-presidente do IPT.

“Como a missão do IPT é aumentar a competitividade das empresas e promover a qualidade de vida da nossa sociedade, faz todo o sentido aplicar a transformação digital ao desafio de conduzir duas linhas de pesquisa focadas na sustentabilidade das cidades inteligentes, a gestão ambiental e os sistemas inerciais autônomos, e aplicá-la também à manufatura avançada, com linhas de pesquisa em manufatura aditiva, metrologia avançada e processos bio-físico-químicos”, disse Landgraf.

Entre os projetos selecionados está o do Instituto Agronômico (IAC), “Do básico ao aplicado: modernização da infraestrutura institucional para o fomento, da pesquisa e da inovação do agronegócio”.

"O apoio da FAPESP vem em boa hora. Há 131 anos o IAC tem a missão de transferir ciência e tecnologia inovadoras para a produção agrícola. Para tanto, as pesquisas básicas e aplicadas são fundamentais. Precisamos de investimento em infraestrutura de pesquisa – genômica, inclusive – para multiplicá-la e transferir tecnologia para a produção, observando padrões de sustentabilidade e qualidade, além de formar recursos humanos”, disse Sérgio Augusto Morais Carbonell, diretor-geral do IAC.

Dezenove instituições responderam ao edital lançado em 25 de maio de 2017. As propostas submetidas foram analisadas segundo procedimentos e sistemática adotados pela FAPESP na avaliação de projetos. Mas, por tratar-se do primeiro edital institucional da Fundação, voltado para a modernização de instituições de pesquisa, as propostas foram também submetidas a um Comitê Especial formado por pesquisadores de São Paulo e de outros estados que já ocuparam função de direção em institutos de pesquisa.

INSTITUIÇÕES DE PESQUISA, PROJETOS E VALORES CONTRATADOS: disponível aqui.

Fonte: Portal Agência FAPESP