logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Com foco nas regionais, INPI visita unidade do SIPO em Chengdu

Seg, 26 de Março de 2018 09:54

No âmbito do 10º Encontro de Dirigentes dos Institutos de Propriedade Intelectual dos BRICS, que está sendo realizado em Chengdu, na China, o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, o coordenador de Relações Institucionais do Instituto em São Paulo, Mauro Catharino, e o chefe da unidade regional do INPI em Santa Catarina, Araken Lima, realizaram uma visita para conhecer a unidade de exame de patentes do Instituto Estatal de Propriedade Intelectual da China (SIPO, na sigla em Inglês) em Sichuan – que é a sede do evento e uma das sete regionais do SIPO.

 

Ao conhecer a experiência chinesa com uma unidade regional, o objetivo é buscar boas práticas de estruturação e gestão que possam contribuir no atual processo de reformulação das regionais do INPI, que vão receber mais servidores e serão unidades de exame.

 

- Estamos realizando nosso Planejamento Estratégico e, nos próximos anos, precisamos concretizar a atuação de nossas unidades regionais como centros de exame de PI, cooperação e treinamento para os servidores do INPI. O exemplo de modernidade e eficiência operacional chinesa do centro de Sichuan é uma boa referência para nós – afirmou o presidente do INPI.

 

Fundada em 2013, contando com apoio dos governos provincial e municipal, a unidade de Sichuan possui cerca de mil funcionários. A alocação de pessoal nas atividades do escritório está baseada no conceito de talentos, que se divide em temas como exame de patentes, atividades administrativas e capacitação, entre outras.

 

A unidade de Sichuan examina pedidos de patentes nas áreas de mecânica, eletricidade, telecomunicações, farmácia, biotecnologia, química, materiais, ótica e eletrônica. A capacidade de exame esperada em 2018 está acima de 90 mil e a expectativa é, no futuro, superar a marca de 110 mil exames. O escritório trabalha também com um projeto de aprimoramento constante da qualidade dos exames.

 

A unidade de Sichuan também atua em apoio aos principais setores industriais de dez províncias do oeste da China, com ações de suporte baseadas em informação tecnológica para mais de 200 entidades voltadas à inovação, além de 100 atividades de capacitação para cerca de seis mil pessoas.

 

Fonte: Portal INPI

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa