logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

INPI e ABAPI discutem capacitação sobre o Protocolo de Madri

Seg, 26 de Março de 2018 09:36

O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, participou de reunião nesta quarta-feira, dia 21 de março, na sede do Instituto, com o presidente da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI), Ricardo Pinho. O tema foi o Protocolo de Madri, que irá facilitar a proteção de marcas brasileiras no exterior, caso a adesão do País ao sistema seja ratificada pelo Congresso Nacional.

 

Na reunião, o presidente da ABAPI solicitou a criação de um módulo de capacitação para os profissionais da área, de modo a prepará-los para atuar junto ao INPI em questões relacionadas ao Protocolo. A solicitação teve a concordância do presidente do Instituto, que destacou a importância da orientação sobre os procedimentos relativos ao sistema.

 

É importante recordar que a Presidência da República encaminhou ao Congresso Nacional, no dia 21 de junho do ano passado, a Mensagem nº 201, referente ao texto do Protocolo de Madri sobre Registro Internacional de Marcas.

 

O Protocolo foi criado em 1989 e oferece aos titulares de marcas a possibilidade de ter a proteção em vários países, com apenas um depósito junto ao instituto de PI do seu país. Além disso, garante maior agilidade ao registro.

 

Atualmente, o Protocolo conta com 100 membros, que representam mais de 80% do comércio mundial.

 

Fonte: Portal INPI

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa