logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Prêmio José Reis de Divulgação Científica recebe inscrições até 16 de abril

Seg, 26 de Março de 2018 09:29

Em sua 38° edição, a premiação deste ano contemplará a categoria "Instituição e Veículo de Comunicação".

 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) apresenta, em 2018, a 38ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica com o objetivo de revelar e reconhecer grandes nomes que contribuem significativamente para a divulgação científica no Brasil.

 

As inscrições devem ser enviadas via Correios ao CNPq e deve ser feita pelo dirigente institucional ou por seu representante legal, juntamente com a ficha de inscrição devidamente preenchida, o currículo do dirigente da instituição na Plataforma Lattes atualizado, e apresentação de trabalhos institucionais, sendo considerados os mais importantes e relevantes de Divulgação Científica e Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação, veiculados e difundidos pelas diversas mídias e instrumentos disponíveis: jornais, revistas, livros, internet, mídias sociais, televisão aberta ou por assinatura, emissoras de rádio, museus e similares, instituições culturais, eventos públicos, exposições, teatro, cinema e outros.

 

Os candidatos podem submeter sua inscrição até o dia 16 de abril de 2018.

 

O vencedor recebe troféu e diploma para a instituição ou veículo de comunicação agraciado, e passagem aérea e hospedagem para participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em julho de 2018, na Universidade Federal de Alagoas/UFAL. O dirigente ou representante da instituição ou do veículo de comunicação ministrará conferência na programação da SBPC.

 

O Prêmio somente poderá ser concedido ao mesmo à mesma instituição ou veículo de comunicação após 10 (dez) anos a contar da data da cerimônia de entrega do prêmio.

 

A Ficha e mais informações podem ser obtidas na página do Prêmio na Internet: http://premios.cnpq.br/web/pjr

 

O Prêmio

 

Instituído em 1978, o Prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, que teve uma grande atuação no fortalecimento da divulgação científica no Brasil, sendo um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e de sua revista "Ciência e Cultura" e manteve, por 55 anos, uma coluna no jornal Folha de S. Paulo.

 

Anualmente, é escolhido um nome em uma das três categorias, que se revezam - "Jornalista em Ciência e Tecnologia", "Instituição e Veículo de Comunicação" e "Pesquisador e Escritor" - que tenha contribuído, significativamente, para a formação de uma cultura científica e por tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas da sociedade.

 

A escolha é feita por uma Comissão Julgadora, designada pelo Presidente do CNPq, composta por seis membros, sendo 3 de sua livre escolha e 3 indicados pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC, Associação Brasileira de Jornalismo Científico - ABJC e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC.

 

Fonte: Portal CNPq

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa