Olival Freire Jr. denuncia contaminação da ciência pela crise política

Seg, 19 de Março de 2018 10:02

Um destacado pesquisador na área da Ciência revela, na USP, que as crises econômicas mostram um padrão brasileiro de cortes sumários em ciência e tecnologia, ainda que esta área seja percebida em outros países como uma boa forma de superar crises. As crises políticas, por outro lado, atingem em cheio o ambiente acadêmico, causando estragos irreversíveis, segundo ele

Na sexta (9), o Programa de Pós-graduação em Ciência da Comunicação da ECA-USP recepcionou seus alunos no Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) para uma Aula Magna de Olival Freire Jr., um dos cientistas brasileiros mais destacados internacionalmente, pesquisador da história da ciência. A aula magna versou sobre a trajetória da ciência no Brasil.

Olival Freire Júnior é pesquisador em história da teoria quântica, história da física no Brasil e utilizações da história e filosofia da ciência no ensino das ciências. Já realizou estágios de pesquisa pós-doutoral nas universidades Paris 7, Harvard, MIT e Maryland. Em 2004, recebeu a Senior Fellowship do Dibner Institute for the History of Science and Technology, MIT, EUA. Em 2011, ganhou o Prêmio Jabuti pela obra Teoria quântica: estudos históricos e implicações culturais, co-editado com O. Pessoa e J.L. Bromberg. É o atual Pró-Reitor de Pesquisa, Criação e Inovação da UFBA e integra o conselho da History of Science Society (EUA).

Veja o texto na íntegra: Jornal GGN

Fonte: Jornal da Ciência, 16/03/2018