USP incentiva inovação através de kits educativos

Sex, 16 de Março de 2018 15:20

Uma parceria entre a Agência USP de Inovação e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás busca promover ações de inovação e empreendedorismo no Estado através de kits de inovação. O professor Vanderlei Salvador Bagnato, diretor do Instituto de Física em São Carlos, explicou a iniciativa.

O cientista conta que o governo do estado goiano entrou em contato com a USP, buscando trazer o conceito de “inovação” desde a educação básica para seus alunos. Na opinião do professor, hoje é possível motivar os jovens para que sejam empreendedores, mas é necessário ter uma base científica e tecnológica para isso, que é o que busca ser feito com os kits de inovação e empreendedorismo: fornecer uma bagagem científica aos estudantes, o que pode não acontecer durante todo o ensino médio.

Na primeira fase do projeto, foram distribuídas centenas de kits nas escolas técnicas de Goiás, as ITEGOS. Agora, na segunda fase, a intenção é mostrar os benefícios que o desenvolvimento científico pode trazer e o impacto da ciência no dia a dia. O professor Vanderlei ressalta que a intenção é que a iniciativa chegue a Estados próximos daquela região, como Tocantins e Bahia.

Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.brou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.

Fonte: Portal ANPEI