CNPq estreita relação com centro de pesquisa sueco

Sex, 16 de Março de 2018 14:31

Foi assinado no último dia 13 um Plano de Trabalho entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e a SAAB AB para promover o intercâmbio internacional de estudantes e pesquisadores brasileiros.

Chamadas conjuntas deverão ser lançadas nos próximos cinco anos e serão concedidas pelo CNPq 50 bolsas, sendo 15 para alunos de doutorado e 35 de pós-doutorado. Os estudantes selecionados de doutorado poderão realizar parte dos seus estudos na SAAB ou em instituições de pesquisa parceiras. Já os de pós-doutorado participarão de projetos suecos de P&D&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação). O CISB, com o apoio da SAAB, garantirá a isenção e/ou o apoio privado para o pagamento das taxas escolares e infra-estrutura básica para os bolsistas.

Foi acordado também que o CISB, com o apoio da Saab, se compromete a complementar o valor das bolsas com a mesma quantia aportada pelo CNPq, sendo 50% do valor como complemento à bolsa ofertada a cada pesquisador e 50% para formar um fundo com o objetivo de apoiar a mobilidade para pesquisadores bem como atividades de acompanhamento e gestão para o Programa. Esses recursos serão geridos pelo CISB segundo plano de aplicação definido pelo Grupo de Acompanhamento do Programa, composto por representante do CNPq e representante do CISB. Além disso, o CISB, juntamente com universidades, institutos e a SAAB, deve garantir aos participantes ao menos três meses de estágio e/ou participação em projetos de inovação industrial.

A cooperação entre CISB, CNPq e SAAB já tem cinco anos e se mostra amplamente bem sucedida, contribuindo para uma sólida relação entre Brasil e Suécia. Alguns dados dão uma dimensão clara do que vem sendo atingido. Em 2012, na primeira Chamada da recém-estabelecida parceria, foram 28 projetos inscritos. Na mais recente Chamada, em 2016, esse número saltou para 162. No total, 13 doutorados sanduíche e 21 pós-doutorados foram realizados, além de inúmeros projetos de continuidade e desdobramentos.

As ofertas de bolsa serão divulgadas anualmente na forma de Chamadas Conjuntas específicas, a serem lançadas pelo CNPq.

Fonte: Portal CNPq