Startup de estudante da PUCRS desenvolve dispositivo inteligente para auxiliar plantações

Sex, 16 de Março de 2018 14:30

Durante a graduação em Agronomia, o atual estudante do MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing da PUCRS Daniel Henrique Strassburger se mobilizou com a informação de que os atuais sistemas de irrigação e pulverização esmagam as plantas e desperdiçam água e agrotóxico. Em parceria com o irmão e estudante do segundo semestre do curso de Ciências Aeronáuticas, Vinícius Mateus Strassburger, desenvolveu o Sistema Flor de Lótus, que garantiu o primeiro lugar na categoria Desafio Livre do Torneio Empreendedor. Foi a primeira experiência empreendedora de ambos.

O produto é um dispositivo pulverizador e irrigador inteligente, que aplica somente as quantidades necessárias de água e agrotóxico em plantações de hortifrútis. A utilização do sistema acaba contribuindo tanto para a melhoria da saúde da população – pela produção de alimentos mais saudáveis – quanto para a qualidade de vida e sustentabilidade do meio ambiente.

A decisão de participar do Torneio Empreendedor partiu do interesse em tirar as ideias do papel e transformá-las em realidade. “Conforme fomos passando as etapas, descobrimos características do nosso projeto que nem fazíamos ideia de que existiam. Não buscávamos apenas vencer o Torneio, mas sim aproveitar toda essa experiência da melhor maneira possível”, conta Daniel.

Os irmãos contam que, durante o Torneio, focaram mais em desenvolver a ideia do sistema. Agora, o objetivo é desenvolver o produto. Para isto, pretendem participar do Startup Garagem, que se encaminha para uma 5ª edição. “Nossas expectativas estão bem altas, pois, até agora, o projeto se mostrou mais eficiente do que os outros produtos do mercado”, compara Vinícius.

Fonte: Portal ANPEI