logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

"A ciência passou a ter relevância menor", diz ex-ministro do setor

Qui, 15 de Março de 2018 10:37

Diante da expulsão do Brasil do consórcio internacional de astronomia, Sérgio Rezende critica loteamento do Ministério

 

O físico Sérgio Rezende diz que recebeu com surpresa a notícia, anunciada nessa segunda-feira, de que o Brasil fora suspenso do Observatório Europeu do Sul (ESO), considerado um importante consórcio internacional de astronomia. Rezende foi ministro da Ciência e Tecnologia entre 2005 e 2010, e encabeçou as negociações com o ESO pela inclusão do Brasil ao grupo. Participar do consórcio garantia aos cientistas brasileiros acesso aos telescópios que o ESO mantém no Chile – duas das máquinas mais avançadas do mundo. E permitiria às empresas brasileiras participar da construção de um novo observatório, o Extremely Large Telescope, planejado para ser o maior telescópio do planeta.

 

O acordo de adesão assinado pelo Brasil em 2010 previa que o país deveria desembolsar, ao longo dos 11 anos seguintes, 270 milhões de euros (algo em torno de R$1 bi) para participar da colaboração internacional. Para passar a valer, o acordo tinha de ser aprovado pelo Congresso Nacional e deveria ser ratificado pelo presidente da república. Apesar do entusiasmo da comunidade científica brasileira – e do interesse do ESO na participação do Brasil– o processo foi moroso. A aprovação do Congresso viria somente em 2015. E a sanção presidencial nunca chegou. Nesse meio tempo, apesar de usar os telescópios chilenos, o Brasil nunca pagou os valores acordados. O ESO, por fim, cansou de esperar.

 

Leia na íntegra: O Globo

 

O jornal O Globo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 14/03/2018

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa