Empresas brasileiras investem pouco em inovação, diz MIT

Qua, 07 de Março de 2018 08:38

Maioria dos projetos conta com recursos do Estado, de acordo com estudo revelado por pesquisadores da universidade durante o Fórum Estadão Brasil Competitivo

O setor privado investe pouco em inovação no Brasil e a maioria dos projetos conta com recursos do Estado, destaca um dos estudos feitos pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), por encomenda do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e divulgados hoje durante o Fórum Estadão Brasil Competitivo. Metade dos gastos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) são públicos e, da parte que vem de empresas privadas, muitas das despesas são subsidiadas pelo governo. Nos países desenvolvidos, ao contrário, é o setor privado que é responsável por mais de dois terços dos projetos de P&D.

“A inovação no Brasil tem sido guiada pelo Estado há muito tempo”, afirmam os pesquisadores Danilo Limoeiro e Ben Ross Schneider, no estudo que investiga como ocorre a inovação no País. “Algumas instituições públicas estão por trás de todos os casos de sucesso”, destaca a pesquisa.

Leia na íntegra: Link – Estadão

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Fonte: Jornal da Ciência, 06/03/2018