Alemanha é o país mais atraente para estudantes estrangeiros na Europa, aponta ranking

Seg, 05 de Março de 2018 15:19

Segundo o Study.EU, um dos principais atrativos na Alemanha é a oferta de cursos de qualidade sem cobrança de mensalidades. No caso das universidades públicas, na graduação, tem de se pagar apenas uma taxa administrativa semestral.

3/3/2018 – A Alemanha é o país mais atraente na Europa para estudantes estrangeiros, apontou a edição 2018 do Study.EU. O ranking, que avalia universidades em 30 países europeus, trouxe Reino Unido e França na segunda e terceira posições. Um dos principais atrativos na Alemanha é a oferta de cursos de qualidade sem cobrança de mensalidades. E o crescimento do número de cursos ministrados em inglês, especialmente na pós-graduação.

No caso das universidades públicas, para a graduação, exige-se apenas o pagamento de uma taxa administrativa semestral, que vai de 100 a 500 euros, e que inclui os custos com o transporte público. Na pós-graduação, a maior parte dos cursos nas instituições públicas também é gratuita. Atualmente, 12% dos universitários na Alemanha são estrangeiros.

O ranking considerou ainda as perspectivas oferecidas aos estudantes internacionais que desejam permanecer no país depois do fim dos estudos – a maior parte deles vêm da África e Ásia. Nesse quesito, a Alemanha foi bem colocada, já que o país permite que os alunos estrangeiros permaneçam com um visto em busca de emprego até 18 meses após a conclusão do curso. No Reino Unido, por outro lado, estudantes de fora da União Europeia têm um prazo curto para deixar o país.

O ranking Study.EU baseia-se em três pilares separados, com pesos diferentes. Educação perfaz 45% da avaliação; o quesito custo (30%) avalia a expectativa que o estudante tem do quanto irá gastar com mensalidades e moradia; o quesito vida e carreira (25%) considera a qualidade de vida e as oportunidades de permanência e trabalho que o país oferece após a graduação.

Mais informações: http://dwih.com.br/pt-br ou https://www.daad.org.br/

Fonte: Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo