SBPC divulga Listas Tríplices para o CD/CNPq e para as Câmaras do Conselho Nacional de Educação

Qua, 28 de Fevereiro de 2018 14:31

As indicações para as três grandes áreas do Conselho Deliberativo do CNPq foram encaminhadas ao ministro Gilberto Kassab; as listas para a composição das Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior do CNE foram enviadas ao ministro Mendonça Filho

A SBPC enviou, na última semana, as indicações de nomes para as listas tríplices para o Conselho Deliberativo (CD) do CNPq, em suas três grandes áreas. O processo de escolha contou com a participação de 77 sociedades científicas afiliadas à SBPC.

As listas foram encaminhadas ao CNPq/MCTIC para a indicação, pelo ministro da Pasta, Gilberto Kassab, de três representantes da comunidade cientifica no CD/CNPq. Os nomes estão abaixo listados, na ordem de votação, como foram encaminhados:

I. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE: 1. REGINA PEKELMANN MARKUS (Biociências/USP, São Paulo – SP); 2. CELINA MARIA TURCHI MARTELLI (Ciências da Saúde/ Fiocruz, Pernambuco – PE); 3. JOCELIA GRAZIA (Biociências/UFRGS, Porto Alegre – RS).

II. CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS: 1. FERNANDO GALEMBECK (Química/ Unicamp, Campinas – SP); 2. MURILO ARAUJO ROMERO (Eng. Elétrica/ USP, São Carlos – SP); 3. ADALBERTO FAZZIO (IF/USP e CNPEM); 4. JOSÉ ALBERTO CUMINATO (Ciências Matemáticas e de Computação/ USP, São Carlos – SP). Neste caso houve empate de votos na terceira colocação e os nomes de ambos os indicados foram encaminhados ao CNPq/MCTIC.

III. CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: 1. DORA FIX VENTURA (Psicologia Experimental/ USP, São Paulo – SP); 2. JOÃO FERREIRA DE OLIVEIRA (Práticas Educativas e Organização Escolar/UFG, Goiânia – GO); 3. MARIA ATAIDE MALCHER (Letras e Comunicação/ UFPA, Belém – PA).

O Conselho Deliberativo tem como principais competências: formular propostas para o desenvolvimento científico e tecnológico do País; apreciar a programação orçamentária e definir critérios orientadores das ações da entidade; aprovar as normas de funcionamento dos colegiados, a composição dos comitês de assessoramento e o relatório anual de atividades.

Indicação de nomes para as Câmaras do Conselho Nacional de Educação (CNE)

A SBPC também deliberou enviar ao ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, para a composição das Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), as listas tríplices abaixo. Os nomes foram indicados pela diretoria da SBPC, após consultar o seu Conselho e receber sugestões e interagir com outras sociedades científicas e acadêmicas, como a Academia Brasileira de Ciências (ABC), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e outras, além de conselheiros do CNE, no sentido de buscar alguma convergência de nomes.

Câmara de Educação Básica: ANDERSON STEVENS LEONIDAS GOMES (Dep. Física/UFPE); ANTONIO CESAR RUSSI CALLEGARI (Recondução); LEDA SCHEIBE (UNOESC).

Câmara de Educação Superior: ADALBERTO FAZZIO (IF/USP e CNPEM); LUCIANO MENDES DE FARIA FILHO (FE/UFMG); ORLANDO AFONSO VALLE DO AMARAL (UFG).

As Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior do CNE são constituídas por doze conselheiros cada, escolhidos e nomeados pelo presidente da República. Os secretários da Educação Básica e de Educação Superior do MEC são membros natos do órgão.

Pelo menos metade dos indicados nas listas de cada uma das câmaras deve ser baseada em consultas a entidades da sociedade civil da área de Educação. Para escolher os membros das câmaras, é considerada a necessidade de todas as regiões do Brasil e as diversas modalidades de ensino existentes estarem representadas.

Fonte: Jornal da Ciência, 26/02/2018, com informações SBPC