Ciência para além dos muros

Sex, 23 de Fevereiro de 2018 17:47

Fiocruz Brasília realizará a I Semana de Divulgação Científica entre os dias 12 e 14 de março, com profissionais de destaque na área

A divulgação científica tem crescido na última década no Brasil e em outros países da América Latina. Mas, o que é divulgação científica? Qual é a diferença entre divulgação, popularização da ciência e comunicação científica? Qual é a melhor forma de divulgar uma pesquisa? Para debater estas questões, a Fiocruz Brasília promove, entre os dias 12 e 14 de março, a primeira edição da Semana de Divulgação Científica. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 8 de março.

Com a atividade, pretende-se expor as diferentes formas de divulgação científica para a população, apresentar o diagnóstico da pesquisa e da prática na área, os desafios da ciência e seus impactos, apontar os caminhos futuros, além de destacar experiências de divulgação científica.

Rodas de conversa, oficinas e painel integram a programação. O pré-evento será na tarde do dia 12 de março, com oficina para profissionais de comunicação. Na manhã do dia 13, será realizada a abertura oficial e o painel Ciência para além dos muros: o papel, desafios e impactos da divulgação científica no Brasil. À tarde, haverá roda de conversa para estudantes universitários, pesquisadores e alunos da Escola Fiocruz de Governo (EFG). Os participantes poderão aprender sobre divulgação científica também na prática, com as oficinas para a criação de infográficos dinâmicos, no dia 14 de março, quarta-feira. Confira a programação completa.

O evento traz pesquisadores de destaque no cenário da divulgação científica, como Marcelo Knobel, Natália Pasternak, Simone Alves, Simone Pallone, Mayara Floss, Luis Amorim, Luisa Massarani, Daniela Klebis e Grasiela Sousa. Confira os perfis dos palestrantes

"Com o evento, buscamos conscientizar as pessoas sobre a importância da divulgação científica e seus impactos na sociedade, mostrando que ela precisa ultrapassar as barreiras, indo além dos muros das instituições, para assim se aproximar a sociedade", afirmou Ana Carolina de Oliveira, uma das coordenadoras do evento. A atividade é realizada pela Comissão de Divulgação Científica da Fiocruz Brasília.

Fonte: Portal CNPq