"Não está claro para a sociedade que educação é solução", afirma reitor

Qui, 22 de Fevereiro de 2018 10:38

Em entrevista à revista “IstoÉ”, o reitor da USP, Vahan Agopyan, fala sobre os desafios da sua gestão

Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica, o professor armênio, naturalizado brasileiro, Vahan Agopyan acaba de assumir a reitoria da Universidade de São Paulo, a maior da América Latina. Com noventa mil alunos e seis mil docentes, a instituição detém alguns dos melhores cérebros brasileiros e é responsável por várias das principais pesquisas desenvolvidas no País. Ao longo dos últimos três anos, no entanto, amargou uma grave crise financeira decorrente da queda na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias, da qual recebe 5%, assim como as duas outras universidades públicas de São Paulo (Universidade Estadual Paulista e Universidade Estadual de Campinas). Para os próximos quatro anos em que exercerá seu mandato, Agopyan prevê um cenário melhor. “A situação continua difícil, mas não temos mais o risco de não honrarmos nossos pagamentos”, disse nessa entrevista à ISTOÉ. Um dos desafios que enfrentará será o de consolidar a implantação do sistema de acesso à universidade por meio das cotas raciais e socias. “Mas elas devem ter prazo para terminar. Devemos lutar pela melhoria do ensino básico e médio.”

Leia a entrevista na íntegra: IstoÉ

Fonte: Jornal da Ciência, 21/02/2018