logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Ciência, tecnologia e inovação: a nova Jornada ao Oeste chinesa

Qui, 22 de Fevereiro de 2018 10:22

De um conturbado passado de conflitos internos, participações em guerras e revoluções sociais, a República Popular da China emerge hoje como um dos principais oásis tecnológicos do mundo

 

O romance Jornada ao Oeste é considerado uma das obras literárias mais importantes da história das artes chinesas. Escrita na segunda metade do século XVI por Wu Cheng’en, a novela épica conta a história de Sun Wukong, um peculiar rei, com poderes mágicos infindáveis, que resolve desafiar os deuses e outros seres folclóricos orientais para se tornar a criatura mais poderosa da terra.

 

Sun Wukong tem suas ambições estacionadas por Buda, que vence usando a inteligência. Buda sentencia o rei a realizar uma longa peregrinação rumo às desconhecidas e perigosas terras do oeste. O objetivo era fazer que o temível personagem adquirisse conhecimentos, autocontrole e perspicácia para, assim, utilizar a força de maneira adequada.

 

Mais de quatro séculos após o lançamento, a obra-prima de Wu Cheng’en pode ser encarada como uma metáfora da China atual, um gigante com uma população de um bilhão e trezentos milhões, que, assim como Sun Wukong, faz sua peregrinação, e encontrou nos investimentos em educação, ciência, inovação e tecnologia pilares para uma grande evolução.

 

Leia na íntegra: ComCiência

 

Fonte: Jornal da Ciência, 21/02/2018

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa