O grande salto da China na ciência

Qui, 22 de Fevereiro de 2018 10:16

O investimento chinês está rendendo frutos com sérios avanços em biotecnologia, computação e no espaço. Estariam eles ultrapassando o oeste?

Conheci Xiaogang Peng no verão de 1992 na Universidade Jilin em Changchun, no remoto noroeste da China, onde ele era estudante de pós-graduação no departamento de química. Ele me disse que seu sonho era conseguir um lugar em um laboratório americano de ponta. Bem, Xiaogang era evidentemente inteligente e trabalhador – mas, tanto quanto pude ver, assim era a maioria dos estudantes chineses de ciências. Eu torci por ele, mas não pude deixar de pensar que ele se impôs um enorme desafio.

Quatro anos se passaram quando, como editor da Nature, publiquei um artigo sobre nanotecnologia escrito por líderes mundiais da química na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Entre eles estava Xiaogang. Esse artigo de 1996 agora aparece em um compêndio de 10 volumes dos melhores trabalhos da Nature de todos os tempos publicados com tradução na China.

Eu assisti Xiaogang consolidar uma carreira sólida nos EUA, e em 2005 ele se tornou professor na Universidade do Arkansas. Mas quando eu tive recentemente motivos para entrar em contato com Xiaogang novamente, descobri que ele voltou para a China e agora está na Universidade de Zhejiang em Hangzhou – uma das principais instituições acadêmicas do país.

Para Xiaogang parece que a América não era mais a única terra de oportunidades. Hoje em dia, os cientistas chineses têm pelo menos uma boa chance de ter um impacto global sobre a ciência de dentro da própria China.

O crescimento econômico da China foi acompanhado pelo fortalecimento de suas proezas científicas. Em janeiro, a Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos informou que o número de publicações científicas da China em 2016 superou os Estados Unidos pela primeira vez: 426.000 contra 409 mil. Os céticos podem dizer que é qualidade que importa, não a quantidade. Mas a velha e condescendente ideia de que a China, como o resto do leste da Ásia, pode imitar, mas não inovar, é certamente falsa agora. Em vários campos científicos, a China está começando a marcar o ritmo para os outros seguirem. Na minha turnê por laboratórios chineses em 1992, aqueles que eu vi na emblemática Universidade de Pequim pareciam comparáveis ao que você poderia encontrar em uma boa universidade no oeste. Hoje, os recursos disponíveis para os principais cientistas da China são invejáveis para muitos de seus homólogos ocidentais. Onde uma vez os melhores cientistas chineses arrumariam suas malas para pastagens mais verdes no exterior, hoje é comum que os pesquisadores pós-doutores chineses tenham experiência em um laboratório líder no oeste e depois retornem para casa onde o governo chinês os ajudará a criar um laboratório que irá eclipsar seus concorrentes ocidentais.

Muitos foram atraídos pelo Plano “Thousand Talents”, no qual são oferecidas a cientistas com menos de 55 anos (cidadãos chineses ou não) posições de tempo integral em universidades e institutos de prestígio, com salários e recursos maiores do que o normal. “Deng Xiaoping enviou muitos estudantes chineses e bolsistas da China para países desenvolvidos 30 a 40 anos atrás, e agora é hora deles voltarem”, diz George Fu Gao, do Instituto de Microbiologia da Academia Chinesa de Ciências, em Pequim – que concluiu o doutorado em Oxford antes de estudar em Harvard.

“Os pacotes de iniciação para pesquisadores em boas universidades da China podem ser significativamente maiores do que as universidades de Hong Kong podem oferecer”, diz Che Ting Chan, físico da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, anteriormente o vizinho rico e ocidentalizado da China. “Eles fornecem mais espaço de laboratório e podem ajudar a acomodar o cônjuge”. Isso, ele observa pesarosamente, “torna o recrutamento de jovens professores cada vez mais desafiador aqui”. Outros países asiáticos prósperos, como Cingapura e Coreia do Sul, estão sentindo a concorrência também.

As autoridades chinesas estão determinadas para conquistar o domínio científico. As despesas anuais com pesquisa e desenvolvimento na China aumentaram de 1995 para 2013 mais de 30 vezes e chegaram a US$ 234 bilhões em 2016. O número de publicações internacionais oriundas da China manteve-se em destaque com esse aumento. “O dinheiro é abundante para certos pesquisadores chineses, possivelmente mais do que para seus concorrentes, especialmente se isso significa ganhar uma vantagem”, diz o biólogo de células-tronco Robin Lovell-Badge do Francis Crick Institute, em Londres.

O objetivo maior é desenvolver um ambiente de pesquisa local e inovador, diz Mu-Ming Poo, do Instituto de Neurociências da Academia Chinesa de Ciências em Xangai. “O governo está começando a reconhecer que um grande investimento e o recrutamento de talentos do exterior não são suficientes. Precisamos construir infraestrutura e mecanismos que facilitem a inovação na China.” Isso não é fácil e não vai acontecer rápido. “Oficialmente, os líderes governamentais dizem que assumir riscos é permitido, mas o sistema de avaliação de cientistas e projetos e a filosofia e os métodos de ensino nos currículos universitários não são compatíveis com esta política”.

A força da China também é influenciada pelos números gigantescos. “Sempre há uma fração de pessoas talentosas que são inovadoras”, diz Chan. “A China tem a vantagem de ter muitas pessoas”.

O texto na íntegra está disponível em inglês: The Guardian (Tradução: Jornal da Ciência)

Fonte: Jornal da Ciência, 20/02/2018