Quando a tecnologia irá abalar a educação superior?

Qui, 22 de Fevereiro de 2018 09:58

O corpo docente resiste às mudanças tecnológicas para preservar seus empregos, mas a mudança virá eventualmente

No início dos anos 1990, no nascimento da era da internet, uma explosão da produtividade acadêmica parecia estar logo ali, à esquina. No entanto, a tal esquina nunca apareceu. Em vez disso, as técnicas de ensino em faculdades e universidades, que se orgulham de lançar ideias criativas que mudam o resto da sociedade, continuaram a evoluir num ritmo glacial.

Claro, apresentações por PowerPoint substituíram os quadros-negros, matrículas em cursos on-line abertos ultrapassaram os cem mil (embora o número de estudantes engajados tenda a ser bem menor), e as chamadas flipped classroom (salas de aulas invertidas) substituem o dever de casa por vídeos com palestras, para aproveitar o tempo na sala de aula fazendo exercícios e discutindo os conceitos dos vídeos. Mas, dada a importância da educação na produtividade, não se deveria revigorar os esforços para levar as economias ocidentais a se concentrarem na reinvenção de uma educação superior?

Leia na íntegra: O Globo

O jornal O Globo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Fonte: Jornal da Ciência, 19/02/2018