MCTIC decide não repassar bloqueio de 10% para institutos

Qui, 08 de Fevereiro de 2018 08:04

Em reportagem do Direto da Ciência, o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, avalia que a decisão do MCTIC não impedirá que o contingenciamento afete outros programas e ações, especialmente nas secretarias do próprio Ministério e o apoio a projetos importantes para as demais instituições cientificas, universidades e empresas de base tecnológica

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) decidiu não repassar para as unidades de pesquisa nem para o CNPq os efeitos do contingenciamento de R$ 477,2 milhões das despesas discricionárias do órgão, correspondentes a cerca de R$ 4,6 bilhões. A decisão foi anunciada em reunião da cúpula do Ministério na tarde de ontem, terça-feira (6).

Além do CNPq e dos 15 institutos do MCTIC, as seis organizações sociais da pasta – entre elas o Centro Nacional de Pesquisa de Energia e Materiais (CNPEM), que realiza o Projeto Sirius, o maior empreendimento da ciência brasileira – também deverão escapar do bloqueio, que corresponde a 10,4% da disponibilidade orçamentária do ministério.

Leia na íntegra: Direto da Ciência

Fonte: Jornal da Ciência, 07/02/2018