logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Últimas semanas da exposição ?Inovanças?, patrocinada pela Finep, no Museu do Amanhã

Ter, 06 de Fevereiro de 2018 14:29

Após nove meses em cartaz, a exposição “Inovanças – Criações à Brasileira” se despede do público no dia 18 de fevereiro (domingo). A mostra que faz o visitante embarcar em uma viagem pelo mundo das criações nacionais, apresentando grandes feitos e, em alguns casos, talentos poucos reconhecidos, recebeu mais de 400 mil pessoas nesse período. “Inovanças” foi a primeira exposição temporária concebida integralmente pela equipe do Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, instituição que administra o Museu do Amanhã. Teve realização do Ministério da Cultura, com patrocínio da Finep.

 

“Criatividade, conhecimento e base científica são condições necessárias para a inovação, mas não suficientes. Ela se concretiza quando juntamos essas competências e as transformarmos em valor para a sociedade, algo que possa ser auferido e usufruído por todos. Esse é o grande mérito dessa exposição, que não se restringe à comunidade científica nem aos inventores, mas abre suas portas à sociedade”, destaca Marcos Cintra, presidente da Finep.

 

"’Inovanças’ representa um marco para a equipe do Museu do Amanhã, pois foi a primeira grande exposição criada internamente. O sucesso de público e a aprovação na avaliação dos visitantes com a nota 9,2 (pesquisa Datafolha, realizada em outubro de 2017) atestam que conseguimos concretizar, de forma lúdica, a experiência de empoderamento dos brasileiros para criar soluções cotidianas. Nossos visitantes puderam experimentar como a criatividade brasileira pulsa vibrante nas cidades, favelas, florestas e rincões do nosso país, independente da escolaridade, idade ou situação social. Que venham novas ‘Inovanças’!", comemora Leonardo Menezes, gerente de Conteúdo do Museu do Amanhã e um dos curadores da exposição.

 

A mostra ocupa 600 m² e foi idealizada sem paredes – uma inspiração no filme “Dogville”, de Lars von Trier –, que remete à fluidez do processo criativo. De acordo com Leonardo, a ideia é mostrar que não há limites nem barreiras ao conhecimento e à inventividade, e apoiar ações que promovam a sustentabilidade e contribuam para a popularização e difusão da ciência e da tecnologia. O curador lembra, ainda, que a sustentabilidade também é pensada após as desmontagens das exposições temporárias do Museu do Amanhã. “Alguns materiais serão reutilizados em novas exposições e parte terá a destinação final adequada garantida, sendo encaminhada para a reciclagem”, destaca.

 

“Inovanças” apresenta cerca de 40 inovações – do high ao low tech, destacando as tecnologias sociais – que transformam e beneficiam indivíduos e grupos em todas as regiões do Brasil e até no exterior. As invenções são apresentadas em vídeos, com declarações de seus criadores e, presencialmente, com a exposição de objetos.
A exposição é dividida em sete áreas – Pyahu-Açu (“novidade grande”, em tupi-guarani); Inspirais, Errâncias, Brasilianxs, Inexspectata (imprevisto em latim); Impromptu (“improviso”, em latim); Awani jö (do iorubá, “estamos juntos”) – que remetem a diferentes características que a inovação brasileira apresenta, incluindo o conceito da inovação expandida e homenagens a personagens da nossa história, além de outros que fizeram do improviso a matéria-prima do seu trabalho.

 

Museu do Amanhã

 

Eleito o melhor museu da América do Sul e Central pelo Leading Culture Destinations Awards, “Oscar” britânico do setor, o Museu do Amanhã, espaço gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), se consolidou como uma das principais atrações turísticas e culturais do país no seu primeiro ano de operação. O Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho tendo o Santander como patrocinador Máster. A rede de patrocinadores e parceiros do Museu do Amanhã também inclui Shell, IBM, IRB-Brasil RE, Engie, Grupo Globo, CCR, Deloitte, Intel, Cisco, Fundation Engie, JCDecaux e Suvinil. Além desses, Governo do Estado, por meio da Secretaria do Ambiente, e Governo Federal, pela Finep, apoiam a instituição. O local foi o mais fotografado no Brasil em 2016, de acordo com o Instagram, e também ficou na primeira colocação entre as instituições mais visitadas do país com a marca de 1,5 milhão de visitantes. Em seu primeiro ano de operação, o Museu do Amanhã firmou parcerias e acordos de cooperação científica com instituições de renome como Google, Science Museum Group, British Council, ACNUR- ONU, Fundação Dom Cabral e Fundação Engie, entre outras.

 

Finep

 

Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Finep é a principal agência de fomento à inovação do Brasil. Há 50 anos, promove o desenvolvimento econômico e social do País por meio do apoio público à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades e institutos tecnológicos, em todas as etapas de desenvolvimento: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovação e criação de novos produtos, serviços e processos. Nesse período, a Finep apoiou aproximadamente 30 mil projetos, do avião Tucano, um dos mais famosos da Força Aérea Brasileira (FAB), ao acelerador de partículas Sirius. Outros projetos marcantes financiados pela Finep foram: o antiviral AZT Infantil; o Supercomputador Santos Dumont; o Laboratório de Tecnologia Oceânica da Coppe/UFRJ; o Satélite Geoestacionário Brasileiro de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC); os estudos de viabilidade da Ponte Rio-Niterói; e o Exoesqueleto, do neurocientista Miguel Nicolelis.

 

Inovanças – Criações à Brasileira
Museu do Amanhã – Praça Mauá 1, Centro
Tel.: 3812-1800
Período: Até 18 de fevereiro (domingo)
Funcionamento: De terça-feira a domingo, das 10h às 18h (com encerramento da bilheteria às 17h)
Ingressos: A exposição temporária está incluída no valor da entrada para o Museu:
Inteira: R$ 20,00; Meia-entrada: R$ 10,00;
www.museudoamanha.org.br

 

Mais informações:

CDN Comunicação
21. 3626-3700 / 99553-4177
Carolina Bellei
( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 21. 3626-3773)
Halline Mecenas
( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 21. 3626-3722)

 

Comunicação Museu do Amanhã
21. 3812-1880
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 


Finep
Márcia Telles
( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 21. 2555-0758)
Fábio Torres
( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 21. 2555-0262)
Rennan Soares
( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 21. 99219-7549)

 

Fonte: Portal Finep

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa