"Um país que queira ser soberano tem que investir em ciência"

Qui, 01 de Fevereiro de 2018 09:00

Reitora da Universidade Federal de Alagoas, Valéria Correa, destaca a relevância do tema da 70ª Reunião Anual SBPC e faz um convite para toda a comunidade participar das discussões. O evento será realizado na Ufal, em Maceió, entre os dias 22 e 28 de julho

Em entrevista concedida à TV Mar, na segunda-feira (29), a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, fez um convite para toda comunidade acadêmico-científica e a sociedade alagoana para participar da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Considerada o maior evento de divulgação científica da América Latina, a Reunião será realizada entre os dias 22 e 28 de julho no campus da Ufal, em Maceió, celebrando os 70 anos da fundação da SBPC com atividades especiais.

A reitora destacou a relevância do tema da Reunião, Ciência, Responsabilidade Social e Soberania, no contexto atual de cortes orçamentários para a área de CT&I no Brasil. “A SBPC traz um tema importante. Um país que queira ser soberano tem que investir em ciência. A gente precisa defender o investimento público para a ciência no País. E este certamente será um tema central nos debates da Reunião que realizaremos na Ufal”, afirmou.

A programação científica, que será composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e a sessão de pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica. Serão ainda realizadas outras atividades, como SBPC Educação, SBPC Afro-Indígena, SBPC Cultural e a SBPC Jovem, cuja organização é de responsabilidade da Ufal.

Correia também alertou para o prazo de inscrição e ressaltou a importância deste evento para a população e para a economia, uma vez que é um grande impulso para o turismo do Estado de Alagoas. “É muito importante para Alagoas, não somente para a Universidade. É um marco, deixa um legado e é uma oportunidade ímpar para a Universidade e para o Estado. A Universidade Federal de Alagoas tem muito orgulho de sediar esse evento”, disse.

As inscrições para submissão de trabalhos vão até o dia 28 de fevereiro. Para saber mais, clique aqui.

Sobre a Reunião Anual da SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. Além de autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País.

As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

Assista a entrevista completa.

Fonte: Jornal da Ciência, 31/01/2018, com informações SBPC e Ufal