Uma tragédia para o Brasil

Qui, 01 de Fevereiro de 2018 08:48

Quando falamos em cortar orçamento de pesquisa, estamos também reduzindo a capacidade do Brasil

Está sobrando dinheiro no Brasil, essa é a certeza que temos ao vermos o perdão de dívidas bilionárias concedido pelo congresso nacional e pela presidência da república.

Esse pensamento de orçamento farto, também fica claro quando vemos R$ 1,716 bilhão destinado para um fundo eleitoral, o tal Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), que vai custear as eleições de 2018.

Mas essa não é a realidade da ciência e tecnologia Brasileira. Após ter o orçamento contingenciado no ano de 2017, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem agora na Lei Orçamentária de 2018 (LOA 2018) – sancionada no início de janeiro pelo presidente Michel Temer – um orçamento geral previsto de R$12,7 bilhões, 19% a menos que o valor sancionado na LOA 2017. É isso mesmo, o que já era pouco ficou ainda menor.

Mas onde é usado o dinheiro da ciência e tecnologia? Os programas de mestrado e doutorado, os grupos de pesquisa nas universidades, os institutos de pesquisa, todos necessitam de recursos para desenvolver suas atividades.

Nas últimas décadas o Brasil tem avançado cientificamente em várias áreas, a agricultura brasileira é um exemplo disso. Então, quando falamos em cortar orçamento de pesquisa, estamos também reduzindo a capacidade do Brasil em competir com outros locais do mundo, onde a ciência e a tecnologia são levadas a sério.

Para se ter uma noção da gravidade do fato, a redução do orçamento gerou uma mobilização internacional.

Em uma carta assinada por 23 ganhadores do prêmio Nobel, os cientistas afirmaram que o corte danificará o Brasil por muitos anos, com o desmantelamento de grupos de pesquisa internacionalmente reconhecidos e uma fuga de cérebros que afetará, em especial, os melhores jovens cientistas. Mas o que isso influência na sua vida?

O custo da ciência e tecnologia está embutido em tudo, remédios, eletrônicos, construção civil e até na comida. Se o Brasil não produz ciência, ele paga para importar técnicas, patentes e produtos.

Ou pior, não consegue se quer desenvolver algumas áreas, visto que em alguns casos, as técnicas para serem desenvolvidas com maior efetividade precisam considerar uma série de aspectos regionais.

A falta de investimento em ciência e tecnologia possui outro efeito negativo fortíssimo, conforme relatado na carta assinada pelos ganhadores de prêmios Nobel, devido à falta de apoio, ocorre a fuga dos pesquisadores para outros locais no mundo onde é possível fazer ciência e onde o pesquisador é valorizado.

É triste, mas temos dinheiro sobrando para algumas coisas no Brasil e faltando para outras áreas tão vitais para o desenvolvimento de nossa nação.

Um dos fatos que mais me preocupa, é que esse tema mal foi debatido na grande imprensa, e tão pouco repercutiu nas mídias sociais. Uma verdadeira tragédia para o Brasil e para os Brasileiros, que está sepultada no silencio de nossa nação.

Sobre o autor:

Ciaubi Kuhn é geólogo, mestre em Geociências pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e docente do Instituto de Engenharia, Campus de Várzea Grande, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Mídia News

Fonte: Jornal da Ciência, 31/01/2018