logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Confira as atividades e oportunidades de 3 a 9 de fevereiro na Agenda Científica

Qui, 01 de Fevereiro de 2018 08:31

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) oferece neste sábado (3) uma série de atividades gratuitas para o público se divertir e ampliar os conhecimentos científicos com experiências que vão desde exposição tridimensional até a realização de oficinas de astronomia e observação do céu por meio de telescópios. Às 14h, o Mast realiza a Observação do Sol através de projetores, filtros e telescópios especiais, permitindo a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. Já no final do dia, às 18h, acontece a Observação do Céu, onde o público contempla planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia por meio de uma luneta construída no início do século 20. Às 15h, o Ciclo de Palestras traz o físico Bruno Leonardo do Nascimento Dias para falar sobre Astrobiologia: a Vida, o Universo e tudo mais. Ele vai mostrar a trajetória cronológica na linha do tempo dos eventos que ocorrem desde a origem de nosso Universo até os dias atuais. Clique aqui para mais informações.

 

Buracos negros

 

O Observatório Nacional sedia nesta segunda (5) e terça-feira (6) a conferência Black Holes and Forever, evento que divulga pesquisas sobre buracos negros. O objetivo do encontro é promover, fortalecer e disseminar o conhecimento sobre o tema como foco nas contribuições de José Pizarro de Sande e Lemos, ex-pesquisador do ON e atual professor no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (Portugal). Saiba mais aqui.

 

Reflorestamento da Mata Atlântica

 

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) lançou edital para selecionar organizações da sociedade civil para atividades de reflorestamento visando à conservação da Mata Atlântica. Serão firmados acordos de cooperação com as organizações selecionadas. Podem participar entidades privadas sem fins lucrativos (associação ou fundação), sociedades cooperativas e organizações religiosas. As propostas devem ser enviadas a partir de 22 de janeiro de 2018. Saiba mais.

 

Pós-graduação na China

 

Por meio de uma parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Centro Regional para Ciência Espacial e Educação Tecnológica na Ásia e no Pacífico (RCSSTEAP, na sigla em inglês) oferece até três bolsas de mestrado e uma de doutorado na Universidade Beihang, na China. São ofertadas vagas nas áreas de sistemas globais de navegação por satélite; sensoriamento remoto e sistemas de geoinformação; tecnologias em microssatélites; e direito e política espacial. As inscrições podem ser enviadas à AEB, que vai pré-selecionar os candidatos brasileiros, até o dia 20 de fevereiro. A escolha final ficará a cargo do RCSSTEAP. Saiba mais nesta página.

 

Pesquisa sobre insetos polinizadores

 

Termina na próxima sexta-feira (9) o período de inscrições de projetos de pesquisa na área de insetos polinizadores no edital lançado pelo CNPq e a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas. A chamada envolve cinco linhas de pesquisa: estudo em patógenos e parasitas em abelhas nativas e em Apis melífera; monitoramento e avaliação da situação das abelhas nativas no Brasil; avaliação de ecotoxicidade de agrotóxicos para espécies nativas selecionadas; quantificação e caracterização de recursos ambientais coletados por espécies de abelhas nativas; e avaliação bioeconômica do serviço de polinização na produtividade agrícola por cultura relevante. Clique aqui para conhecer o edital.

 

Bolsas de pós-graduação da Cnen

 

Ficam abertas até 22 de fevereiro as inscrições para acesso a bolsas de pós-graduação oferecidas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Nuclep). Neste ano, serão concedidas dez oportunidades para alunos de mestrado e outras cinco para doutorado. Mais detalhes sobre a chamada e o edital completo podem ser acessados nesta página.

 

Turismo de base comunitária

 

O Instituto Mamirauá recebe, até 28 de fevereiro, inscrições para curso de Planejamento e Gestão em Turismo de Base Comunitária, que acontece de 25 a 28 de abril, em Tefé (AM) e na Pousada Flutuante Uacari, na Reserva Mamirauá. A atividade é voltada para a capacitação de multiplicadores para a gestão e o manejo de recursos cênicos de ambientes naturais por meio da atividade de turismo de base comunitária, com foco na conservação da área. Mais aqui informações podem ser obtidas nesta página.

 

Prêmio Mercosul

 

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2017. Com o tema “Tecnologias para a Economia do Conhecimento”, o prêmio recebe inscrições até 2 de março de 2018. Serão aceitas pesquisas em cinco áreas: novas tecnologias da informação e comunicação e seu potencial transformador; novos modelos de negócios na era digital – a transformação sem fronteiras; formação do profissional do futuro – construção de novas competências e habilidades; novas tecnologias para despertar nos jovens o interesse pelo aprendizado e desenvolvimento de novas tecnologias; e ciência, inovação e criatividade para o desenvolvimento humano: as indústrias criativas na convergência digital. Estudantes e pesquisadores dos países membros e associados ao bloco podem participar em cinco categorias: iniciação científica; estudante universitário; jovem pesquisador; pesquisador sênior; e integração, que envolve grupos com pesquisadores de mais de um país, necessariamente. Saiba mais.

 

Pesquisa conjunta

 

O projeto europeu ERANet-LAC, do qual o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) participa, está com inscrições abertas para a 3ª Chamada Conjunta e Pesquisa e Inovação, até o dia 8 de março. Serão apoiadas propostas em bioeconomia, saúde e tecnologias da informação e comunicação (TICs) e seus respectivos tópicos. Cada proposta deverá incluir ao menos quatro instituições de quatro países diferentes, sendo pelo menos duas nações de cada região (América Latina, Caribe e Europa). Saiba mais nesta página.

 

Destaque na iniciação científica

 

O CNPq recebe inscrições para o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, destinado aos bolsistas de iniciação científica e tecnológica e às instituições participantes. O objetivo é reconhecer os bolsistas cujos relatórios finais se destacam pela relevância e qualidade, e as instituições que contribuíram para alcançar os objetivos do programa. São três categorias: bolsista de iniciação científica, bolsista de iniciação tecnológica, e mérito institucional. As inscrições podem ser feitas até 9 de março de 2018.

 

Supercomputadores

 

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) recebem propostas para uso dos supercomputadores Santos Dumont (SDumont) e Lobo Carneiro (LoboC), integrantes do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad). O prazo é até 12 de abril. Serão aceitos projetos nas categorias premium, standard e educacional. Saiba mais nesta página.

 

Doutorado em ecologia e zoologia

 

O Museu Paraense Emílio Goeldi, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), abriu o período de inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZool). São ofertadas 14 vagas nas áreas de ecologia e zoologia. A data limite para as submissão de inscrições é 30 de junho. Mais informações podem ser acessadas nesta página.

 

Fonte: Portal MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa