Ministros do Brasil e da França constroem perspectivas de cooperação bilateral

Sex, 26 de Janeiro de 2018 09:42

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, encerrou nesta quinta-feira (25) uma missão oficial à França, ao visitar a ministra do Ensino Superior, Pesquisa e Inovação daquele país, Frédérique Vidal. Eles discutiram caminhos para reforçar a cooperação bilateral nos próximos anos, especialmente no que diz respeito ao intercâmbio científico e estudantil.

“Discutimos com a ministra uma série de políticas públicas e pudemos construir perspectivas para o fortalecimento da relação entre os dois países no futuro, além de, com certeza, pensar em agregar outras fases da pesquisa francesa no Brasil, que poderão ser compartilhadas e vice-versa”, relatou Kassab, na Europa desde segunda-feira (22).

A missão internacional teve por objetivo avaliar a colaboração em ciência, tecnologia e inovação, com atenção particular às áreas da biotecnologia, meio ambiente e tecnologia da informação.

Já o embaixador do Brasil na França, Paulo César de Oliveira Campos, também presente à reunião, destacou a importância da vista do ministro a Paris, no sentido de fortalecer a cooperação bilateral em ciência e tecnologia, sobretudo por meio do intercâmbio entre universidades e institutos de pesquisa. O país europeu é o quarto principal destino do programa Ciência sem Fronteiras, atrás apenas dos Estados Unidos, do Reino Unido e do Canadá. Até janeiro de 2018, haviam sido concedidas 7.279 bolsas para estudantes brasileiros.

Kassab e Vidal ressaltaram, ainda, a intensa cooperação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com agências francesas de fomento, como o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês) e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD).

Fonte: Portal MCTIC