SBPC realiza Reunião Regional em Rio Verde

Qui, 25 de Janeiro de 2018 09:15

O evento será de 8 a 12 de maio no campus do Instituto Federal Goiano, com o tema “Cerrado: Ciência, Inovação, Crescimento Econômico, Desenvolvimento Sustentável e Sociedade”

A SBPC realiza de 8 a 12 de maio a sua Reunião Regional no campus de Rio Verde do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), a cerca de 230 km da capital de Goiás, com o tema “Cerrado: Ciência, Inovação, Crescimento Econômico, Desenvolvimento Sustentável e Sociedade”. As inscrições devem ser abertas em breve.

Durante o evento, o público poderá assistir a conferências e mesas-redondas, além dos minicursos, destinados aos inscritos e matriculados. As atividades contarão com a participação de pesquisadores locais e de outras regiões do País. Estudantes, professores e pesquisadores poderão submeter seus trabalhos de pesquisas científicas e tecnológicas, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem à Sessão de Pôsteres.

A expectativa do presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, é que haja um grande engajamento dos estudantes das instituições locais com as atividades. “Esperamos atingir todos os estudantes da região e também os professores do ensino básico. Um dos objetivos é envolver todo o conjunto de instituição ligadas à ciência e educação nesse evento.”

Moreira lembra que as reuniões regionais surgiram há cerca de 20 anos com o intuito de atingir cidades menores e, assim, abordar temas locais com amplitude nacional. “A SBPC já foi para Oriximiná (PA), Mossoró (RN), Maceió (AL), Alcântara (MA), entre outras, e isso é muito importante. Ficamos felizes com o convite para realizarmos a Reunião Regional em Rio Verde porque estaremos em uma cidade do Cerrado, que tem uma forte presença da agricultura e, por isso, será uma ótima oportunidade para debatermos esse assunto.”

A programação científica traz temas como “Agrotóxico, saúde e meio ambiente”, “Ensino: Perspectivas futuras”, “Biodiversidade, crescimento econômico e desenvolvimento sustentável” e a conferência “Epidemiologia das doenças infecciosas”. Além das conferências, mesas redondas e minicursos, a programação conta com exposições e feira de ciências, oficinas, Roda de Empresas e Negócios e apresentações culturais.

Assim como ocorre em todos os eventos da SBPC, a Reunião Regional tem como um de seus objetivos principais popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos.

Fonte: Jornal da Ciência, 24/01/2018, com informações SBPC