logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Totvs quer democratizar acesso à inteligência artificial

Qui, 25 de Janeiro de 2018 09:09

Os primeiros passos da inteligência artificial rementem à Alan Turing, matemático britânico, que desenvolveu em 1940 uma máquina capaz de decifrar o “Enigma”, código utilizado pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial, dando assim aos aliados uma vantagem que permitiu derrotar mais depressa a Alemanha. Hoje, a inteligência artificial (IA) é capaz de, com base na análise de inúmeros dados, tomar decisões de forma automatizada seguindo a lógica humana.

 

No entanto, até pouco tempo a IA aplicada aos negócios era cara e estava restrita às grandes empresas – pioneiras na adoção de novas tecnologias. Exatamente como aconteceu com todas as inovações tecnológicas, que só depois de algum tempo se tornaram acessíveis financeiramente às empresas de menor porte.

 

Porém, a Totvs quer mudar essa lógica dos negócios e está levando sua plataforma de dados e inteligência artificial, a Carol, ao mesmo tempo, para todos os portes e segmentos de empresa – sejam elas grandes ou micro.

 

O objetivo é que sua tecnologia de IA seja de fácil adoção e uso às empresas tanto quanto as soluções de IA da Apple e do Google são para as pessoas. As recomendações personalizadas dessas tecnologias fazem com que tenhamos expectativas mais altas sobre as máquinas inteligentes e dispositivos que usamos.

 

Essa mesma facilidade de uso e inteligência é esperada pelos usuários dos sistemas de gestão ou de qualquer outro software corporativo. Para atender a essa demanda dos usuários e possibilitar o acesso de forma rápida e acessível financeiramente, a plataforma da Totvs lançada em junho, está sendo embarcada nos sistemas da companhia.

 

Desta forma, o proprietário de um food truck poderá ter acesso aos insights trazidos pela Carol sem precisar investir uma alta quantia na tecnologia. Basta adotar o Bemacash, solução única de ponto de venda voltada aos micro e pequenos varejos da Totvs, para obtê-los. Assim, sempre que o empreendedor registrar um novo produto no Bemacash, receberá uma notificação, dentro do próprio software, com sugestão de preço. Para checar à essa recomendação, a Carol avalia o mercado-alvo, concorrência, custos, sazonalidade, entre outros fatores para tomar a decisão e facilitar o processo de precificação do microempreendedor.

 

Esse é apenas um dos processos que a plataforma de IA da Totvs simplificará no dia a dia das empresas. E, quanto mais organizações usarem a tecnologia, mais inteligente e assertiva ela será em suas sugestões e tomadas de decisões.

 

Fonte: Portal ANPEI, com informações It Fórum 365

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa