logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Confira as atividades e oportunidades de 20 a 26 de janeiro na Agenda Científica

Ter, 23 de Janeiro de 2018 09:16

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) abriram o período de recebimento de propostas para uso dos supercomputadores Santos Dumont (SDumont) e Lobo Carneiro (LoboC), integrantes do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad). O prazo final é em 12 de abril. Serão aceitos projetos nas categorias premium, standard e educacional. Saiba mais nesta página.

 

Bolsas de pós-graduação da Cnen

 

Ficam abertas desta segunda-feira (22) a 22 de fevereiro as inscrições para acesso a bolsas de pós-graduação oferecidas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Nuclep). Neste ano, serão concedidas dez oportunidades para alunos de mestrado e outras cinco para doutorado. Mais detalhes sobre a chamada e o edital completo podem ser acessados nesta página.

 

Empresas tecnológicas

 

O CNPq recebe até esta sexta-feira (26) inscrições para a chamada pública no valor de R$ 1,5 milhão lançada pelo MCTIC para apoiar a inserção de pesquisadores nas empresas tecnológicas. O objetivo é fomentar projetos de pesquisa em empresas privadas que são vinculadas a incubadoras em operação ou que estejam em processo de obtenção da certificação Cerne. Clique aqui para acessar o edital.

 

Finep Startup

 

O programa Finep Startup recebe inscrições até esta sexta-feira (26) de empresas nascentes de base tecnológica. Serão selecionadas 25 empresas que poderão receber até R$ 1 milhão cada. Nesta rodada, a Finep ampliou os temas do programa, com a inclusão de Healthtech, além da categoria Tecnologias Habilitadoras, composta por Inteligência Artificial; Microeletrônica; Nanotecnologia; e Realidade Virtual. Lançado em junho de 2017, o programa Finep Startup pretende alavancar empresas que estejam em fase final de desenvolvimento de produto, processo ou serviço, para colocar no mercado, ou que precisam ganhar escala de produção. Clique aqui para mais informações.

 

Especialização em divulgação científica

 

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) é uma das instituições promotoras do curso de especialização em divulgação e popularização da ciência, ao lado do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz, da Fundação Centro de Ciências, da Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), da Casa da Ciência e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A iniciativa visa estimular a reflexão crítica sobre a interface entre ciência e sociedade e é destinada a jornalistas, museólogos, cientistas e profissionais com atuação na área. O período de inscrições vai até o dia 1º de fevereiro. Saiba mais aqui.

 

História da ciência e tecnologia

 

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) abriu para visitação a Reserva Técnica, com uma representativa coleção da história da ciência e tecnologia no Brasil. São telescópios, teodolitos, círculos meridianos, relógios de precisão, instrumentos de meteorologia e diversos outros objetos. O Mast é reconhecido como guardião do patrimônio da ciência e tecnologia no país. Os objetos estão em quatro salas mobiliadas com armários e vitrines originais do século 20, incluindo instrumentos científicos adquiridos pelo Imperial Observatório do Rio de Janeiro, atual Observatório Nacional, entre 1850 e 1930. A Reserva Técnica está aberta para visitação de terça à sexta, das 9h às 17h, e sábados e feriados, das 14h às 18h. Saiba mais.

 

Exposições no Mast

 

Continua em exibição do Mast a exposição 3D: Imprimindo o Futuro, que possui mais de 100 peças. A mostra revela como a nova tecnologia inspira o futuro do design e de diversos outros setores, como a medicina e a indústria. É uma oportunidade para ver de perto essa espetacular tecnologia de impressão tridimensional. O Mast também exibe a mostra interativa Visões da Luz, com instrumentos científicos, maquetes, objetos, registros fotográficos de determinados momentos da astronomia e aparatos interativos. Já a exposição Olhar o Céu, Medir a Terra reúne peças originais do século 19 que pertenceram ao Imperial Observatório, além de réplicas de instrumentos dos séculos 16 e 17. São documentos, mapas, vídeos e fotografias de diferentes períodos da história da ciência no Brasil. Clique aqui para conhecer outras exposições em cartaz no Mast.

 

Doutorado no Inpa

 

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) prorrogou até 2 de fevereiro as inscrições para o curso de doutorado em Clima e Ambiente, uma parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). São 10 vagas com ingresso em março de 2018. O processo tem três etapas eliminatórias. A primeira é análise curricular, a segunda é a avaliação do anteprojeto e a terceira, uma entrevista. Saiba mais.

 

Programa de Verão do LNCC

 

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) abriu inscrições para o Programa de Verão, que será realizado de 1º de fevereiro a 9 de março de 2018 em Petrópolis (RJ). O programa inclui a Escola Supercomputador Sdumont, voltada para a formação de recursos humanos na área de computação de alto desempenho. Também haverá cursos para iniciantes em programação de alto desempenho. Para mais informações, clique aqui.

 

Pesquisa sobre insetos polinizadores

 

O CNPq e a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas lançaram edital para apoiar projetos de pesquisa na área de insetos polinizadores. As inscrições podem ser feitas até 9 de fevereiro de 2018, e a chamada envolve cinco linhas de pesquisa: estudo em patógenos e parasitas em abelhas nativas e em Apis melífera; monitoramento e avaliação da situação das abelhas nativas no Brasil; avaliação de ecotoxicidade de agrotóxicos para espécies nativas selecionadas; quantificação e caracterização de recursos ambientais coletados por espécies de abelhas nativas; e avaliação bioeconômica do serviço de polinização na produtividade agrícola por cultura relevante. Clique aqui para conhecer o edital.

 

Prêmio Mercosul

 

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2017. Com o tema “Tecnologias para a Economia do Conhecimento”, o prêmio recebe inscrições até 2 de março de 2018. Serão aceitas pesquisas em cinco áreas: novas tecnologias da informação e comunicação e seu potencial transformador; novos modelos de negócios na era digital – a transformação sem fronteiras; formação do profissional do futuro – construção de novas competências e habilidades; novas tecnologias para despertar nos jovens o interesse pelo aprendizado e desenvolvimento de novas tecnologias; e ciência, inovação e criatividade para o desenvolvimento humano: as indústrias criativas na convergência digital. Estudantes e pesquisadores dos países membros e associados ao bloco podem participar em cinco categorias: iniciação científica; estudante universitário; jovem pesquisador; pesquisador sênior; e integração, que envolve grupos com pesquisadores de mais de um país, necessariamente. Saiba mais.

 

Destaque na iniciação científica

 

O CNPq recebe inscrições para o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, destinado aos bolsistas de iniciação científica e tecnológica e às instituições participantes. O objetivo é reconhecer os bolsistas cujos relatórios finais se destacam pela relevância e qualidade, e as instituições que contribuíram para alcançar os objetivos do programa. São três categorias: bolsista de iniciação científica, bolsista de iniciação tecnológica, e mérito institucional. As inscrições podem ser feitas até 9 de março de 2018.

 

Doutorado em ecologia e zoologia

 

O Museu Paraense Emílio Goeldi, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), abriu o período de inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZool). São ofertadas 14 vagas nas áreas de ecologia e zoologia. A data limite para as submissão de inscrições é 30 de junho. Mais informações podem ser acessadas nesta página.

 

Fonte: Agência ABIPTI, com informações MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa