logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Em viagem à França, ministro busca fortalecer cooperação científica e tecnológica

Seg, 22 de Janeiro de 2018 13:41

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, cumpre agenda a partir desta segunda-feira (22) em Paris (França), onde se reúne com a ministra de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação da França, Frédérique Vidal e com a nova diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay. A missão internacional tem por objetivo avaliar a colaboração Brasil-França em ciência, tecnologia e inovação, com atenção especial às áreas da biotecnologia, meio ambiente, tecnologia da informação e intercâmbio de pesquisadores e estudantes. A missão oficial vai até a quinta-feira (25).

 

Na segunda-feira, Kassab se reúne com a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Audrey Azoulay. O tópico principal da conversa será o fortalecimento de parcerias bilaterais, principalmente em pesquisas oceânicas, uma vez que a França figura como um dos principais parceiros brasileiros em investigações no Oceano Atlântico. Também será debatida a formação conjunta e continuada de recursos humanos entre as duas nações.

 

Em dezembro de 2017, foi aprovado pelo Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França um novo laboratório misto dedicado à pesquisa marinha na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com o mesmo instituto, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) mantém a cooperação no âmbito do Projeto Pirata, responsável por coletar dados no Atlântico Tropical há 20 anos, bem como um programa de formação conjunta dedicado a capacitar alunos de países africanos na pesquisa marinha.

 

Na terça-feira (23), o ministro se reúne com o diretor-geral da Escola Politécnica, François Bouchet. Com reconhecimento internacional, a escola de engenharia combina pesquisa de alto nível, inovação, ciência e tecnologia de ponta e produz profissionais e projetos inovadores que dialogam com desafios futuros da sociedade.

 

Na quarta-feira (24), Gilberto Kassab cumpre agenda com a ministra francesa de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação, Frédérique Vidal. Um dos temas a serem debatidos é o intenso fluxo de intercâmbio entre o Brasil e o país europeu. A França tem-se destacado pela grande participação no programa Ciência sem Fronteiras, sendo o quarto maior destino do programa, atrás apenas dos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. Até janeiro de 2018, haviam sido concedidas 7.279 bolsas.

 

Destaca-se, ainda, a intensa cooperação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com agências francesas de fomento, como o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês), e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento. Estas parcerias estão entre as maiores dentre todos os instrumentos geridos pelo CNPq, sendo superada apenas pela Alemanha e pelos Estados Unidos, representando aproximadamente 25% dos investimentos em parcerias bilaterais. No encontro, os ministros pretendem buscar formas de incentivar e impulsionar ainda mais o trabalho conjunto – considerado estratégico – entre os países.

 

Em seguida, Kassab se encontra com o diretor da Agência para o Ensino Francês no Exterior (Aefe), Cristophe Bouchard. No Brasil, a Aefe possui três liceus, instalados em São Paulo (SP), Rio de janeiro (RJ) e Brasília (DF). Possui também uma escola homologada pelo Ministério da Educação (MEC), em Natal (RN), e outra em Curitiba (PR).

 

No último dia da missão internacional, o titular do MCTIC, se reúne com a diretora-geral da Campus France, Béatrice Khaiat. A Campus France é uma agência do governo francês responsável pela promoção do ensino superior e é ligada aos ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. O Campus France Brasil é o canal privilegiado de comunicação entre os estudantes brasileiros e as instituições francesas de ensino superior.

 

Serviço
Viagem oficial do ministro Gilberto Kassab à França

 

Evento: Reunião com a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay
Data: 22 de janeiro de 2018
Horário: 8h (horário de Brasília)
Local: Sede da Unesco em Paris
Endereço: 7 Place de Fontenoy, 75007

 

Evento: Encontro com o diretor-geral da École polytechnique, François Bouchet
Data: 23 de janeiro de 2017
Horário: 13h (horário de Brasília)
Local: École Polythecnique
Endereço: Route de Saclay, 91128 - Palaiseau

 

Evento: Reunião com a Ministra de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação, Frédérique Vidal
Data: 24 de janeiro de 2017
Horário: 9h30 (horário de Brasília)
Local: Ministério de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação
Endereço: 21 Rue Descartes, 75005

 

Evento: Reunião com o diretor da Agência para o Ensino Francês no Exterior, Cristophe Bouchard
Data: 24 de janeiro de 2017
Horário: 12h30 (horário de Brasília)
Local: Agência para o Ensino Francês no Exterior (Agence pour l’Enseignement Français à l’Étranger)
Endereço: 23 place de Catalogne, 75014

 

Evento: Reunião com a diretora-geral da Campus France, Béatrice Khaiat
Data: 25 de janeiro de 2017
Horário: 7h (horário de Brasília)
Local: Campus France
Endereço: 28 Rue de la Grange aux Belles

 

Fonte: Portal MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa