logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

INPI participa de pré-piloto de exame colaborativo de patentes com o Uruguai

Sex, 19 de Janeiro de 2018 09:05

O INPI está participando este mês de um pré-piloto de exame colaborativo de patentes, incluindo o uso da plataforma e-PEC, com o Departamento Nacional de Propriedade Industrial do Uruguai (DNPI). Nesta etapa, serão examinados até 20 pedidos de patentes. Cada escritório fará o primeiro exame em até 10 pedidos. Antes de publicarem os resultados, poderão trocar informações com o escritório parceiro.

 

Na segunda etapa, cada escritório irá efetuar o exame da mesma matéria, podendo concordar totalmente, parcialmente ou discordar do exame. Neste momento, os examinadores podem interagir e, no final, ambos os escritórios publicam seus resultados. Esta troca de experiências irá contribuir para a qualidade do exame.

 

O e-PEC é uma ferramenta via web que permite a colaboração, em tempo real, durante o exame de patentes por diferentes entidades, sejam elas escritórios de patente ou outros colaboradores. É importante ressaltar que a plataforma permite que parte ou todo o conteúdo apresentado por um examinador possa ser utilizado por outro, mantendo-se a soberania de decisão. Como vantagem para os requerentes, a ferramenta favorece resultados de exame com mais qualidade e maior segurança jurídica.

 

Os escritórios argentino e peruano já foram capacitados no uso do e-PEC. Os escritórios da Austrália, Europa, China e Japão já demonstraram interesse sobre os benefícios potenciais do sistema.

 

Fonte: Portal INPI

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa