logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Primeiro encontro do Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo reúne cerca de 90 participantes no campus São Carlos

Escrito por Tatiane Liberato   
Ter, 28 de Novembro de 2017 09:23

A UFSCar realizou na última quarta-feira (22/11) o primeiro encontro presencial do Desafio de Inovação e Empreendedorismo, que está sendo organizado por sua Agência de Inovação até o primeiro semestre de 2018. Além dos participantes inscritos, o evento foi aberto a toda a comunidade acadêmica, e recebeu alunos, docentes, técnico-administrativos e a comunidade geral com profissionais das mais diversas áreas em importante momento de interação e troca de experiências, além da realização da primeira versão do Modelo de Negócios de cada equipe participante. O encontro aconteceu no Teatro Florestan Fernandes até às 20h e, em seguida, foi realizado o “Canvathon” – uma maratona de Canvas – no piso 2 da Biblioteca Comunitária (BCo).

 

O Desafio UFSCar foi lançado oficialmente em outubro com o objetivo de desafiar os participantes a levarem à sociedade os avanços tecnológicos resultantes de estudos, pesquisas e ações empreendedoras, prevendo a capacitação da comunidade acadêmica e estimulando o surgimento de projetos inovadores com mecanismos para apoio e viabilização, além de ações para difusão da cultura da inovação e do empreendedorismo. A iniciativa contará com premiação em duas categorias: "Startup" e "Licenciamento", e está em sua segunda fase – submissão de modelo de negócios simplificado.

 

IMG 2079 reduzida

Bate-papo para troca de experiências aconteceu no Florestan Fernandes

 

De acordo com o analista de Transferência de Tecnologia da Agência, Pedro Zavitoski, a principal motivação do Desafio é disseminar a cultura do empreendedorismo e capacitar pessoas nas mais diversas áreas e níveis acadêmicos da UFSCar para a preparação de modelos de negócios, auxiliando nas maneiras de se pensar na abertura de empresas e na inserção de ideias na sociedade. “Na universidade, a gente aprende a desenvolver tecnologias, mas não a inseri-las no mercado”, afirmou Zavitoski.

 

A fase atual de elaboração de Modelo de Negócios simplificado conta com a participação de 90 equipes e cerca de 250 participantes. A partir da entrega do Canvas, a equipes receberão feedbacks de profissionais do mercado, sendo que no início de 2018, haverá uma fase de aceleração através de plataforma online, com treinamentos e capacitação à distância – em 12 semanas – e, a partir de março, os participantes elaborarão um Plano de Negócios detalhado, levando 10 equipes finalistas ao desenvolvimento de marcas e ações voltadas para o mercado que serão apresentadas a possíveis investidores.

 

Segundo a analista de projetos da Agência, Adriana Spinola, independente do resultado oficial sobre os vencedores do Desafio, a prioridade da Agência de Inovação é possibilitar que todos os participantes desenvolvam planos de negócios que levem as tecnologias da academia para a sociedade, pois não adianta o conhecimento estar dentro da universidade na cabeça de bons pesquisadores, mas ele deve beneficiar a sociedade como um todo, sendo que a UFSCar possui importante papel nesse sentido. “Mais importante que ter um vencedor ou plano com destaque é o engajamento dessas equipes em se capacitar para desenvolver excelentes planos de negócios. Já serão vencedores aqueles que conseguirem empreender e levar suas ideias para o mercado”, ressaltou Spinola.

 

Para Ariane Sbrice, participante do Desafio e aluna da UFSCar, além da importante troca de conhecimento e contato com outros empreendedores, o evento incentiva a realização de sonhos de diversas pessoas que aspiram empreender, crias produtos e, principalmente, abrir seu próprio negócio, “afinal nós somos formados a servir e se adequar a uma vaga, mas o Desafio está permitindo que a gente identifique necessidades da sociedade e verifique como o nosso conhecimento pode contribuir para melhorar a vida das pessoas”, declarou.

 

Todas as informações sobre as próximas etapas do Desafio podem ser conferidas no site, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (16) 3351-9040. Confira neste link o depoimento de alguns participantes sobre a iniciativa, em vídeo produzido pela TV UFSCar. Além disso, a cobertura completa do primeiro encontro foi transmitida ao vivo pela página do Desafio no Facebook disponível neste link e você pode conferir a cobertura fotográfica completa no álbum do evento na página do Desafio.

 

IMG 2320 reduzida

Participantes após realização do Canvathon no hall de entrada da BCo

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa