Agência de Inovação profere palestra sobre Propriedade Intelectual e oferece aula prática de busca de anterioridade nas bases de dados de PI

Escrito por Tatiane Liberato
Ter, 10 de Outubro de 2017 10:52

No último dia 9 de outubro, a Agência de Inovação da UFSCar proferiu palestra sobre Introdução à Propriedade Intelectual e mini capacitação para busca nas bases de dados de Propriedade Industrial. Destinada aos graduandos do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar, a apresentação foi ministrada por Nayara de Cassia Gaban e Patricia Villar Martins, do setor de Proteção à Propriedade Intelectual da Agência de Inovação da UFSCar e aconteceu na sala 148 da Secretaria Geral de Informática (SIn) durante a disciplina “Fontes de informação” da docente Ariadne Chloe Mary Furnival.

Na ocasião, Nayara Gaban apresentou os principais aspectos e requisitos de Proteção à Propriedade Intelectual, as modalidades utilizadas por pesquisadores da UFSCar – como a patente de invenção, modelo de utilidade, desenho industrial, marca, cultivar e programa de computador – além de questões mais amplas como territorialidade, garantias, prazos, legislações e transferência de tecnologias.

Em seguida, Patricia Martins apresentou a atuação da Agência de Inovação, convidando os alunos a realizarem o cadastramento das empresas-filhas, e participarem do Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo, que está com as inscrições abertas e cujas informações podem ser conferidas no site do evento.

Após a palestra, Nayara Gaban ofereceu uma aula prática de buscas de anterioridade, que resumiu o funcionamento das bases de dados mais utilizadas no Brasil e no mundo, e apresentou dicas, sugestões e práticas utilizadas por escritórios de propriedade intelectual, a exemplo das atividades da Agência de Inovação da UFSCar. As bases de dados consultadas foram do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), United States Patent and Trademark Office (USPTO), European Patent Office (EPO), além da International Patent Classification (IPC) para Patentes e da Classificação de Locarno para Desenhos Industriais. Além disso, ela abordou as diretrizes para redação de patentes e registro e busca de marcas.

IMG 1366 reduzida

Patricia Martins e Nayara Gaban em palestra aos alunos de Biblioteconomia da UFSCar