Inovação e PI são destaques em workshop na UERJ

Qua, 13 de Setembro de 2017 01:44

Os avanços da inovação e da proteção de propriedade intelectual nas universidades brasileiras foram abordados na abertura do 9º Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação (WCTI), promovido no dia 12 de setembro pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, comentou que as universidades cada vez mais estão protegendo os resultados de suas pesquisas, fazendo-os chegar às indústrias e ao mercado e abrindo possibilidades para os pesquisadores obterem novas fontes de recursos.

Porém, pontuou Pimentel, esse movimento reforça a necessidade de o INPI reduzir o tempo de decisão técnica nos pedidos de patentes, e é nesse sentido que o Instituto vem trabalhando. Em marcas, o quadro já começa a ser revertido. Em desenho industrial, a demora também está sendo mitigada e, quanto a programa de computador, não há mais fila de espera.

Para que as universidades encontrem alternativas de renda, como aquelas possibilitadas pela PI, Augusto Raupp, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio, destacou que é preciso melhorar os mecanismos de transferência de tecnologia.

A Uerj vem atuando nessa linha, como lembrou o sub-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da instituição, Egberto Gaspar. Ele lembrou que o Departamento de Inovação (InovaUerj) completou 20 anos, mas os processos de inovação na universidade ocorrem há 25 anos.

Marinilza Carvalho, diretora do InovaUerj, acrescentou que a política de inovação da Uerj abrange desde a identificação das pesquisas até o registro no INPI e na Biblioteca Nacional, no caso dos materiais didáticos. Hoje, a Uerj tem oito acordos de licenciamento e transferência de tecnologia.

Elaine Torres, sub-reitora de Extensão, complementou que a Uerj tem importante papel também em projetos envolvendo a sociedade, que cresceram 25% no último ano, chegando a quase mil.

Fonte: Portal INPI