Embrapii anuncia nove novas unidades e polos de inovação

Ter, 12 de Setembro de 2017 07:20

O número de instituições parceiras da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) foi ampliado. Mais quatro novos Polos IF Embrapii e cinco novas unidades, ligadas aos Institutos Senai de Inovação, serão criados.

Juntas, as nove unidades e polos irão proporcionar a ampliação de novos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), por meio de parcerias com empresas e em regiões onde a Embrapii não atuava, como Rio Verde (GO) e Três Lagoas (MS).

Também foi anunciado pela empresa a realização de projetos referentes a temas ligados à Tecnologia Agroindustrial e Agroindústria do Café e a seleção de instituições localizadas em locais com grande adensamento tecnológico. Os investimentos para os planos de ação somam R$ 149 milhões, sendo R$ 52 milhões de recursos Embrapii.

Todas as novidades foram comunicadas pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e o ministro da Educação, Mendonça Filho, na última quarta-feira (6), em coletiva realizada na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF).

Para estas chamadas públicas foram recebidas 18 propostas. Com esta seleção, a Embrapii chega a 42 unidades e polos aptos a desenvolverem projetos de inovação em parceria com empresas. Desde sua fundação, já foram fechados 281 projetos, no valor total de R$ 473 milhões.

Os novos polos credenciados, ligados aos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, são: Polo IF Santa Catarina (Sistemas Inteligentes de Energia), Polo IF João Pessoa (Sistemas de Manufatura), Polo IF Sul de Minas (Agroindústria do Café) e Polo IF Goiano (Tecnologias Agroindustriais).

Já as unidades ligadas aos Institutos Senai de Inovação selecionadas são as seguintes: Unidade Senai Belo Horizonte (Aços e Ligas Especiais), Unidade Senai Três Lagoas (Transformação de Biomassa), Unidade Senai Curitiba (Eletroquímica Industrial), Unidade Senai Florianópolis (Sistemas Embarcados) e Unidade Senai São Leopoldo – RS (Soluções Integradas em Metalmecânica).

Fonte: Portal Agência ABIPTI, com informações da Embrapii