Anunciados novos polos de inovação em institutos federais

Ter, 12 de Setembro de 2017 07:16

Os polos de inovação estão vinculados à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); as novas unidades vão funcionar junto aos IFSC (campus Florianópolis), IFPB (campus João Pessoa), IF Sul de Minas (campus Machado) e o IF Goiano (campus Rio Verde)

A Rede Federal de Educação Profissional passa a contar com quatro novos polos de inovação em institutos federais. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, na última quarta-feira, 6. Esses polos são voltados ao desenvolvimento de pesquisas avançadas que atendem demandas reais do setor produtivo, construindo uma ponte entre a academia e o mercado. "Este é um marco que estamos estabelecendo no que diz respeito à questão da inovação e apoio à inovação de forma articulada", disse Mendonça.

O ministro ressaltou, ainda, o papel dos institutos federais no que diz respeito à aproximação entre os setores educacional e produtivo: "Durante muito tempo, a gente caminhou de forma dissociada entre as áreas de inovação, educação e, sobretudo, produção. Havia um verdadeiro preconceito em relação à atividade produtiva e o setor industrial. Nesse aspecto, os institutos federais contribuíram de forma decisiva para aproximar a área educacional de formação técnica e profissional do setor produtivo".

Os polos de inovação estão vinculados à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), organização social que credencia unidades de pesquisa e desenvolvimento em todo Brasil. Além do MEC, financiam tais ações o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), cujo titular, Gilberto Kassab, também esteve presente ao evento desta quarta. "Não há país que consiga graus de crescimento sem investir em pesquisa, ciência e tecnologia", destacou. "São instituições de relevância que irão contribuir para que a gente possa avançar no desenvolvimento nacional."

Leia na íntegra: MEC

Fonte: Jornal da Ciência, 11/09/2017