FAPESP lança chamada de propostas com Inria e CNRS

Seg, 11 de Setembro de 2017 07:27

A FAPESP mantém, desde 2004, acordos de cooperação com o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e com o Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (Inria), visando estimular a colaboração científica entre pesquisadores da França e do Estado de São Paulo.

No âmbito desses acordos, a FAPESP, em parceria com o Inria e com o CNRS, por meio do Institut des Sciences de l'Information et de leur Interactions (INS2i), anunciou uma nova chamada de propostas de pesquisa.

A oportunidade é lançada no Brasil em conjunto com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e com as fundações de amparo à pesquisa dos estados que aderiram à chamada.

Pesquisadores do Estado de São Paulo interessados em participar poderão submeter propostas como pesquisadores responsáveis por Equipe Principal ou Equipe Orbital.

Pesquisadores parceiros estrangeiros ou vinculados a instituições de ensino superior ou pesquisa de outros estados devem observar as instruções adicionais de sua própria instituição quanto à submissão do projeto e o esclarecimento de dúvidas.

As áreas de pesquisa em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de interesse da chamada de propostas incluem, em particular, o tratamento da informação; a comunicação e o armazenamento da informação; o tratamento de sinais, dos dados e dos conhecimentos; a modelagem e a simulação; as tecnologias de hardware e software; a concepção, a verificação e a otimização de componentes de software; a concepção, o comando e o controle de sistemas complexos; e as interfaces homem-máquina.

Na FAPESP, as propostas tramitarão segundo as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular.

São considerados elegíveis para submeter proposta os proponentes do Estado de São Paulo que sejam pesquisadores responsáveis por auxílios vigentes na FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático ou nos programas Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes (JP) e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs). Pesquisadores Principais de Projetos Temáticos e CEPIDs vigentes também são elegíveis para a submissão de propostas.

Os pesquisadores no Estado de São Paulo deverão consultar a FAPESP sobre sua elegibilidade para a chamada. O prazo máximo para envio da consulta de elegibilidade é até 20 de setembro de 2017.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/11215.

Fonte: Portal Agência FAPESP