Treinamento Técnico no Projeto Sirius com Bolsa da FAPESP

Qua, 06 de Setembro de 2017 14:31

A Tecno-How Engenharia Industrial e Comércio Ltda e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) oferecem quatro vagas de Treinamento Técnico (TT-3) com Bolsa da FAPESP, com prazo de inscrição até o dia 15 de setembro.

As bolsas estão vinculadas ao projeto "Desenvolvimento de processo e teste de conceito aplicando manufatura aditiva e tecnologias adicionais para fabricação de soluções inovadoras e funcionais para linhas de ultra-alto vácuo no contexto do desafio Sirius", com apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Sirius é um acelerador de partículas de quarta geração do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em construção no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, previsto para ser inaugurado em 2018.

O projeto utilizará tecnologias de Manufatura Aditiva (MA) baseadas em materiais metálicos e cerâmicos para obter soluções com formas complexas e características exclusivas, capazes de atender às especificações de funcionamento de linhas de ultra-alto vácuo.

Serão estudados processos de usinagem complementares para o pós-processo, capazes de produzir as especificações que os processos de MA não sejam capazes de atingir por si, tais com acabamento superficial e qualidade dimensional.

As Bolsas são voltadas a profissionais graduados em Engenharia Mecânica, Elétrica, de Controle e Automação, de Fabricação e de Materiais. Serão selecionados candidatos com capacidade de interagir em ambiente de pesquisa e desenvolvimento de inovação, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício, entre outras exigências.

Os candidatos devem ter ter disponibilidade de viagem entre Campinas, Valinhos e São Carlos.

Mais informações sobre a primeira vaga estão disponíveis em fapesp.br/oportunidades/1703,

Outras informações sobre a segunda vaga estão em http://www.fapesp.br/oportunidades/1704.

Mais detalhes sobre a terceira vaga podem ser conferidos em http://www.fapesp.br/oportunidades/1705.

Informações sobre a quarta vaga estão em http://www.fapesp.br/oportunidades/1706.

Os interessados deverão enviar suas inscrições para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . O coordenador do projeto é o professor Paulo Augusto Toledo Pacheco.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.195,60 e é direcionada para alunos graduados do nível superior, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício, com dedicação de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso de o interessado vir a usufruir de Bolsa de Mestrado ou Doutorado Direto.

Para mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico acesse fapesp.br/bolsas/tt e fapesp.br/3098.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Portal Agência FAPESP